Copom mantém juros básicos em 15% ao ano

São Paulo, 05 de novembro de 2025 - O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic em 15% ao ano, em linha com as expectativas da maior parte dos analistas do mercado financeiro.

De acordo com o economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Ulisses Ruiz de Gamboa, a decisão reflete um cenário em que, apesar da desaceleração gradual da atividade econômica e da valorização do real, fatores que tendem a reduzir a pressão sobre os preços, tanto a inflação corrente quanto as expectativas inflacionárias ainda permanecem acima da meta anual.

“Esse quadro, somado à expansão fiscal, à resiliência do mercado de trabalho e às elevadas incertezas externas, derivadas da política comercial norte-americana e da deterioração das contas externas brasileiras, justifica a manutenção de uma postura monetária cautelosa”, explica o economista.

Ruiz de Gamboa acrescenta que o comunicado do Copom, divulgado junto à decisão, será fundamental para compreender os motivos que embasaram a manutenção da taxa.

“É importante observar se a decisão foi unânime e se haverá alguma sinalização sobre o início de um eventual ciclo de redução dos juros básicos. Essa sinalização poderá estar implícita na projeção do Comitê para a inflação no horizonte relevante da política monetária”, conclui o economista.

 

Informações à imprensa:

Cesar Bruneli: [email protected] – 11 3180-3220

Alex Sallai: [email protected] – 11 3180-3220

Elizangela Marques: [email protected] – 11 3180-3220

Fernando Piovezam: [email protected] – 11 3180-3220

Jornalista, junte-se ao nosso grupo no WhatsApp da ACSP e mantenha-se informado sobre nossas pautas de forma rápida: https://chat.whatsapp.com/LOZFAUNwNZi7ALbV0MtTUy.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 130 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região. 

Por ACSP - 05/11/2025