ACSP
ACSP

São Paulo, 13 de dezembro de 2018. Para o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, os resultados de outubro do comércio brasileiro divulgados hoje pelo IBGE “vieram abaixo do esperado e podem ser explicados por dois fatores: incerteza política e espera pela Black Friday”.

Para ele, “a insegurança do consumidor em torno da eleição, com um pleito dividido entre lados bem opostos na cena política, provocou a postergação de vendas; ele não quis se comprometer com grandes compras sem saber quem comandaria o futuro do País”. Além disso, diz Burti, “é possível que ele tenha optado por esperar as ofertas da Black Friday”.

Ele afirma ainda que o aumento de 1,9% no varejo restrito frente a outubro de 2017, que ficou abaixo do esperado, é uma tendência já identificada pela ACSP, que na semana passada divulgou estimativa de crescimento mais modesto, entre 2% e 3%, para as vendas de fim de ano.

Burti também destaca que o avanço de 7,8% no segmento “outros artigos de uso pessoal e doméstico” foi puxado pelo Dia das Crianças, uma vez que inclui brinquedos. Já o ramo de supermercados, que tem o maior peso dentro do cálculo do IBGE, subiu apenas 2,2%, seguindo o comportamento da massa salarial.

“Além disso, é preciso chamar atenção para a queda elevada de 23,1% no ramo de livros, jornais, revistas e papelaria, o que reflete o cenário de demissões e recuperações judiciais de editoras e empresas do setor”, conclui o presidente da ACSP.

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP