São Paulo, 17 de outubro de 2019. Teve presente sim: o Dia das Crianças puxou a alta média de 3,1% das vendas do comércio paulistano na primeira quinzena de outubro ante igual período de 2018. O resultado, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), ficou acima da média de 2% projetada anteriormente.
O movimento de vendas à vista registrou o maior crescimento, com alta de 5,3% - o que refletiu basicamente a demanda de compras para a data, como brinquedos, roupas infantis e itens de menor valor para presentear os pequenos, segundo o economista da ACSP Emílio Alfieri.
Já às vendas a prazo cresceram menos no período - 0,8%, segundo o levantamento -, sendo que prevaleceu a compra de eletroeletrônicos como celulares, tablets e videogames. "No geral, esse crescimento é, em boa parte, reflexo da liberação dos recursos do FGTS e do PIS/Pasep", diz Alfieri.
Na comparação quinzenal entre outubro e setembro, porém, o resultado médio das vendas ficou bem maior (19,2%), sendo que o sistema a prazo cresceu 11,2%, e o à vista, 27,1% - o que não significa uma disparada nas vendas, e sim uma alta sazonal típica do período, segundo o economista.
"Outubro, que já tem uma data consolidada, sempre foi um mês mais forte em vendas do que setembro, apesar da expectativa de que a Semana do Brasil emplaque de vez nos próximos anos", conclui Alfieri.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista Serviços.
BALANÇO DE VENDAS ACSP | ||||
Modalidade | Outubro 2019 / | Outubro 2019 / | ||
A PRAZO | 11,2 | 0,8 | ||
À VISTA | 27,1 | 5,3 | ||
Média | 19,2 | 3,1 | ||
Fonte: amostra fornecida pela Boa Vista SCPC | ||||
Elaboração: Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP |
Mais informações:
Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa
[email protected]
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP