Dia das Crianças: Paulistas e paulistanos pretendem gastar mais com presentes este ano

São Paulo, 06 de outubro de 2023 – Pesquisa de intenção de compras para o Dia das Crianças realizada com residentes no estado e na cidade de São Paulo, elaborada pela PiniOn para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), aponta maior disposição dos consumidores para comprar presentes. A pesquisa mostra que 49,7% dos entrevistados pretendem comprar e 38,2% responderam que não têm intenção de fazê-lo, enquanto 12,1% ainda não sabem. No tocante ao nível de despesa, a grande maioria (73,8%) pretende gastar entre R$ 50 e R$ 350.

A exemplo do que ocorreu nacionalmente, em comparação com o ano passado, aumentou a proporção dos que manifestaram intenção de compra, e diminuiu a importância dos que não pretendem adquirir presentes. Do grupo de entrevistados que planejam comprar presentes para a data, 41,6% pretendem gastar mais do que em 2022, enquanto 37,3% desejam o oposto.

A pesquisa também apontou que a maioria das famílias paulistas manifestou intenção de comprar em grandes redes de varejo (50,1%), de forma presencial (50,3%).

Na Tabela 1, apresentamos as principais categorias de bens e serviços que fazem parte da intenção de compra dos entrevistados a nível estadual (898), assim como se a forma de pagamento seria à vista ou parcelada. Vale lembrar que mais de uma opção de presente pode ser escolhida por cada um dos consultados.

 Estado de São Paulo

Em geral, tal como ocorreu nacionalmente, nas intenções de compra manifestadas predominam itens tradicionais para esta data, como roupas, calçados e acessórios (33,1%), boneca (17,4%), bola de futebol (10,1%), bicicleta (11,1%) e carrinho (13,6%).

Diferentemente das intenções captadas ao longo do País, diminuiu a importância da intenção de compra de alguns itens eletrônicos (videogame, celular, computador/notebook/tablet).

Por sua vez, a participação dos serviços, principalmente no caso de ingresso para cinema, teatro, zoológico, parque aquático, etc. (8,4%), aumentou em relação à pesquisa do ano passado, porém mantendo baixa importância nas intenções de compra.

Com relação à forma de pagamento, houve predominância da preferência pela modalidade à vista para praticamente todas as categorias de bens e serviços consideradas na pesquisa, o que poderia ser explicado pelo elevado custo do crédito.

Cidade de São Paulo

A pesquisa também apresentou as intenções de compra dos residentes na cidade de São Paulo (372). Em linhas gerais, os resultados desse recorte seguem as tendências estaduais.

Os entrevistados, em sua maioria, pretendem comprar (49,4%), enquanto 39,5% manifestam desejo contrário e 11,1% estão indecisos. Do mesmo modo, a maior proporção dos consultados tem a intenção de gastar mais do que no mesmo período de 2022 (44,5%), adquirindo itens em grandes redes do varejo (56,5%), que custem entre R$ 50 e R$ 350 (71,0%), em lojas físicas, de forma presencial (55,1%).

Em resumo, também a nível estadual e municipal as intenções de compra para o Dia das Crianças sinalizam a maior preferência pelos itens tradicionais adquiridos nessa data. O economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, destaca que: “Do mesmo que ocorreu para o País como um todo, as perspectivas de vendas para 2023 parecem ser mais favoráveis do que as do ano passado, em função do avanço no emprego e na renda e da maior confiança do consumidor”.

 

 

 

Por ACSP