ACSP
ACSP

São Paulo, 21 de novembro de 2018. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) organiza pela primeira vez evento em comemoração ao Dia Nacional de Ação de Graças. Com uma programação diversificada, a celebração ocorre neste sábado (24/11), a partir das 10 horas, no Pátio do Colégio, localizado no centro da capital paulista.

O Dia de Ação de Graças é um feriado popular na América do Norte. Em inglês é chamado de Thanksgiving Day e é comemorado nos Estados Unidos na 4ª quinta-feira de novembro como forma de gratidão a Deus. Depois do Natal, é o feriado nacional mais importante para esse País. “Nossa intenção é que a data passe a ser tradição em São Paulo e entre no calendário oficial de eventos da cidade”, diz Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

No Brasil, a data não é feriado, pois não há o costume de celebrar a Ação de Graças, que também acontece na 4ª quinta-feira de novembro. Neste ano a data oficial é 28, mas para ampliar oportunidade de participação do público, os organizadores decidiram antecipar as comemorações para o próximo sábado (24).

Com atividades feitas em parceria com entidades públicas, privadas e instituições religiosas, o evento é organizado pela Distrital Centro da ACSP, Distrital Norte da ACSP, Conselho da Mulher Empresária da ACSP, Conselho Cívico e Cultural da ACSP e pelo Comitê de Novos Negócios da ACSP.

Confira a programação:

Passeio de Motos

Como forma de apoiar o evento e expressar a gratidão, um grupo de motociclistas fará um passeio de moto pela cidade. Escoltados por batedores das policias do Exército, da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, o grupo sairá às 9 horas da Praça Heróis da FEB, em Santana, com chegada prevista às 10 horas, no Pátio do Colégio, onde acontece também uma exposição de carros antigos e motos.

Ecumênico

A abertura oficial acontece com um Ato Ecumênico, às 10 horas, em frente à igreja do Pátio do Colégio. A cerimônia será presidida pelo Padre Carlos Alberto Contieri, diretor do Pátio do Colégio, seguida de mensagem sobre o Dia de Ação de Graças pelos representantes das seguintes organizações religiosas: Tradição Zen Budista com o monge Ryozan Sensei; Espírita com Alan Kardec, com o médium, orador e escritor Afonso Moreira Junior e da Igreja Batista, o pastor e presidente do Ministério Abençoado Moto Clube, Marcos Vicente.

Em seguida, as autoridades presentes farão o hasteamento das bandeiras – do Brasil, do Estado de São Paulo e da cidade de São Paulo, com execução do Hino Nacional pela Banda da Guarda Civil Metropolitana. Logo após, acontece apresentação de corais, bandas, grupos folclóricos e de poesias.

Saúde

Da programação também faz parte o atendimento ao público com vacinação gratuita contra a febre amarela. No local haverá ainda duas tendas para orientar a população paulistana sobre a prevenção da dengue, zika, chikungunya e leptospirose.

Alimentação

Pela tradição, o Dia de Ação de Graças é uma data para agradecer também ao alimento. Nos Estados Unidos, o peru é o prato principal. Aqui, durante todo o dia, dez barracas com comidas diversas estarão à disposição do público.

Agenda
Comemoração Dia Nacional de Ação de Graças ACSP
Data:  24/11/2018 (sábado)
Horário: 10h às 16h
Local/End.: Pátio do Colégio, praça Pateo do Collegio, nº 2,  próximo à rua Boa Vista, centro da capital paulista.

Mais informações:
Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Por ACSP