Distrital Norte da ACSP realiza palestra sobre marketing digital

A Distrital Norte da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) promoveu encontro dia 27/2 com especialistas da Goomark, agência de marketing digital voltada para pequenas e médias empresas (PMEs) que buscam melhor retorno financeiro para seus negócios. Considerada referência no Brasil em marketing digital para PME, a Goomark é parceira da Distrital Norte e oferece soluções sobre os melhores investimentos em marketing digital para empresários em otimização de sites, SEO, inbound marketing, links patrocinados e mídias sociais.

Os palestrantes, Anna Gouveia e Leonardo Domenichelli, foram recebidos pelo superintendente da Distrital Norte, Antonio Carlos Stefano, e pelo coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores da distrital, Tarek Jihad Mourad.

Cerca de cinquenta participantes ouviram atentamente as dicas e explicações dos especialistas, que falaram sobre um tema imprescindível para a vida de empresários que buscam desenvolvimento e conhecimento na área digital para aumentar a eficiência dos seus negócios. O tema abordado foi “Como vender mais na internet com marketing digital?

A primeira a falar foi a especialista e consultora Anna Gouveia, que abordou a otimização de sites ou SEO (Search Engine Optimization), que é um conjunto de técnicas aplicadas em sites que visam a melhorar o posicionamento desses mecanismos de busca. Ela explicou que hoje o Google consegue entender o que o cliente fala e quer construir uma inteligência artificial e, para isso, analisa todas as ações dos usuários e está refinando cada vez mais essas informações para oferecer algo mais relevante. “O principal segredo é conhecer o cliente a fundo”, disse ela.

Já o consultor Leonardo Domenichelli, especialista em inbound marketing, focou nas estratégias voltadas para o marketing digital. Ele começou explicando o diferencial entre o marketing tradicional e o digital. “Hoje o marketing tradicional não traz mais os efeitos necessários, pois não é atrativo e efetivo, disse ele, citando exemplos de conversão. Segundo Domenichelli, o trabalho hoje é voltado diretamente para a performance. “A nossa ideia é que tudo o que seja produzido seja efetivado dentro do digital para atingir os resultados esperados”.

O especialista mostrou gráficos sobre taxas de conversão de TV, rádio, jornal e deu exemplos de comportamentos do público que se utiliza dessas mídias, explicando como, de fato, a internet mudou o comportamento das pessoas ao longo dos anos. Ele apresentou dados de estudos que mostram quais são os horários que mais têm acesso à internet, com exemplos de comportamento dos usuários e explicou o quanto isso pode influenciar na compra ou não de um produto. “O posicionamento que um negócio tem na internet hoje é extremamente relevante para se conseguir aumentar as vendas e, especialmente, para que não se perca vendas”, disse o consultor, completando que para isso é muito importante ter um posicionamento correto.

“Hoje a propaganda invasiva não faz mais sentido, é preciso ser atrativo para um momento de necessidade de seu potencial cliente”, destacou o consultor. Segundo ele, a maioria das pessoas hoje são multi-tela, ou seja, aquelas que utilizam TV, celular e tablet ao mesmo tempo. Segundo o especialista, isso possibilita que cada tela seja vista de forma diferente, com direito também a estratégias diferentes para que resultados específicos sejam alcançados. Por esse motivo, segundo Domenichelli, hoje a internet é o veículo que mais exerce influencia em decisões de compra, com 34%, ficando à frente da TV, que oferece 27%. Outro exemplo citado pelo consultor é que no Google são realizadas 2,3 milhões de buscas por segundo, ou seja, o Google é um leilão e empresas estão investindo para capturar o cliente que ela precisa. “O volume da concorrência é grande e para isso é preciso ter uma estratégia bem desenhada para não queimar dinheiro, que era para investimento, sem que isso acabe por tornar-se um custo”.

O consultor disse que é na etapa de venda que acontece a mágica do inbound marketing para educar o potencial comprador. Ele pontuou como funciona a nutrição de lead, do e-mail marketing inteligente e da automação de marketing. Ele abordou também como funcionam ferramentas de redes sociais, como Linkedin, Instragan e Facebook. “Se a ideia é vender, comprar ou contratar serviços e ter muitos contatos a melhor ferramenta ainda é o Google, que é a melhor plataforma para serviços e produtos”, afirmou o consultor, que frisou que hoje cerca de 90% dos negócios são feitos por meio do Google.


Conclusão
Após explicar as formas técnicas e estratégicas para o Google reconhecer uma empresa, a conclusão é que tanto SEO quanto Inbound Marketing são ferramentas que se apresentam como canais de aquisição de clientes e, consequentemente, para gerar vendas. No caso do SEO, a vantagem é que é possível aparecer nas primeiras posições sem precisar pagar para o Google. Essas metodologias são complementares e a diferença está na abrangência. A questão, segundo os consultores, é avaliar o trafego de visitas no site para escolher o melhor investimento.

Para Antonio Carlos Stefano, o evento trouxe muitas novidades para os participantes, que interagiram com perguntas e se mostraram muito envolvidos. “Este evento faz parte de uma sequência de cursos e palestras que a distrital promove e isso tem destacado a entidade na região”. O coordenador Tarek Jihad Mourad completou que uma das finalidades da entidade é a parte educacional por meio de parcerias. Segundo ele, as palestras fazem parte desse braço educacional. “As nossas palestras são abertas para todos os jovens empresários que queiram abrir seu negócio e procuram orientações”, concluiu.

 

Por ACSP