Roberta Salvador, diretora jurídica da L’Oréal, foi categórica ao responder o questionamento sobre como mobilizar times e incluir todos na construção de marcas diante da fragmentação da comunicação ao destacar o poder da diversidade. Ela disse: "Para incluir todos e todas, temos a diversidade, equidade e inclusão, sem hierarquia. A diversidade tem que estar no centro do negócio. Confiança de um lado e diversidade ao centro".
A explicação foi feita durante o 2º Women Entrepreneur Forum (WeForum), um dos maiores encontros globais de mulheres empreendedoras e CEOs, realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 21 de março. O evento realizado para impulsionar o protagonismo e o fortalecimento econômico de mulheres é promovido pelo CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura), a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e a WICCI (Women’s Indian Chamber ofCommerceandIndustry),
O foco na diversidade não é exclusividade do setor de beleza. Para a headofTalent Management &TeleseriesDevelopment na Warner Bros. Discovery/HBO, Mônica Albuquerque, a inclusão amplifica os pontos de referência, o que resulta na criação de produtos feitos sob medida para uma demanda existente.
"Precisamos conversar sobre as coisas e estruturar o conhecimento para que a troca seja mais efetiva. No fundo, a coletividade faz com que a gente pense. Ouvimos os movimentos sociais para entender o momento correto da discussão. Criação de conteúdo passa por um estudo sociológico e antropológico no local onde ele será produzido. Quando começamos a desenvolver um projeto sempre fazemos uma pesquisa de entendimento de público. Procuramos identificar o que nos une dentro de um ambiente com diferenças culturais muito grandes", explica a responsável por novos lançamentos da HBO.
A dupla de líderes femininas explicou que é preciso olhar o lado psicológico dos times e entender os momentos. As indústrias em geral estão se modificando com muita pressão social e, nos processos de comunicação,pode ser comum não encontrar todas as respostas de imediato. Para Mónica, o espírito do empreendedor gera a "cultura do tentar, e não ter medo de tentar faz parte de qualquer negócio", o que resulta na inovação.
Essa teoria também foi defendida por Angel Izurieta, country manager no Google Cloud Chile, que declarou: "Trabalhamos com a diversidade de perto, reconhecendo que não temos todas as repostas, mas estamos em busca e esse envolvimento ajuda na busca. A comunicação frequente e honesta, muitas vezes resulta em situações em que não temos a resposta ou a velocidade que esperávamos. Porém temos uma abertura com o ecossistema para acompanhar o que todos estão fazendo e isso gera resultados importantes para a organização".
Informações para Imprensa
Dani Pessanha | (11) 99163-0473 | [email protected]
Thiago Quirino | (11) 94742-8815 | [email protected]
Sobre o CMEC: Presidido por Ana Claudia Badra Cotait, o CMEC – O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Atualmente existem mais de 300 conselhos da mulher em todo o Brasil.
Links úteis
- Site: https://cmecmulher.com.br/
- Instagram: https://www.instagram.com/cmecmulher/
- Facebook: https://www.facebook.com/CMECMULHER
- Linkedin: https://www.linkedin.com/company/cmec-mulher
- Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9e5EOKx2RsDdSlNILJXt5A
Sobre a ACSP:A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Sobre o CACB: A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é formada por 27 federações, representantes de cada um dos estados, que agregam cerca de 2000 associações comerciais e empresariais que associam, por adesão voluntária, milhares de empresários em todo o país. A CACB é uma organização multissetorial que reúne empresários de todos os setores da economia, como comércio, indústria, agropecuária e serviços, de empresas de todos os portes e profissionais liberais
Por ACSP