ACSP
ACSP

São Paulo, 27 de agosto de 2018. Indústrias brasileiras de pequeno e médio portes que querem exportar participarão de rodadas de negócios com empresas comerciais exportadoras, para que estas as representem no mercado internacional. As reuniões serão durante o X Encontro do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), de 27 a 30 de agosto, no Hotel InterContinental, na capital paulista. Também vão ser realizadas rodadas de negócios entre as comerciais e compradores da América Latina e América Central.

“O potencial de exportação das MPEs é enorme e está longe de ser bem explorado. Se conseguirem exportar, elas irão gerar um salto positivo na balança comercial brasileira e, consequentemente, acelerar a recuperação econômica, que está muito lenta”, afirma Rita Campagnoli, presidente do CECIEx.

A abertura do evento, na noite de segunda-feira (27), contará com participação de Marcela Santos de Carvalho, secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Maurício Manfre, coordenador de exportação industrial da Apex-Brasil, além de entidades setoriais, câmaras de comércio, consulados, embaixadas e outros órgãos com viés de exportação. Também na noite de segunda-feira serão apresentados os seguintes cases:

  • Duratex e Braseco: grande indústria nacional parceira da comercial exportadora para diversificar sua atuação no mercado internacional
  • Vila Brunholi e Grupo Map Business: inserção da pequena empresa brasileira no mercado internacional via comercial exportadora

O dia 28 será dedicado a uma rodada de negócios entre indústrias brasileiras setoriais e empresas comerciais exportadoras. E, nos dias 29 e 30, será a vez de as comerciais exportadoras se reunirem com compradores internacionais.

O X Encontro CECIEx é promovido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e conta com parcerias de: Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (ABIT), Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA), Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAP), Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), Sindicato das Indústrias do Setor Mobiliário (Sindmóveis), Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Agência de Promoção de Investimentos e Exportações do Município de São Paulo (SP Negócios) e Prefeitura de São Paulo.

Vinculado à Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o CECIEx auxilia as empresas brasileiras a ingressarem e aumentarem a presença no mercado internacional por meio do projeto Brazilian Suppliers, realizado em parceria com a Apex-Brasil. O conselho conta com mais de 500 empresas associadas e representa os interesses das empresas comerciais exportadoras, importadoras, traders e prestadores de serviços de comércio exterior, assumindo assim o papel de coordenar as reivindicações da categoria e levar suas propostas aos órgãos competentes.

Agenda
X Encontro do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx)
Data: 27 a 30 de agosto de 2018
Local: Hotel InterContinental - Alameda Santos, 1123, Jardim Paulista, São Paulo/SP

 

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa ACSP
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287 

 

Sobre o CECIEx: O Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras tem a missão de defender e representar os interesses das empresas comerciais exportadoras, importadoras, traders e prestadores de serviços de comércio exterior, assumindo o papel de coordenar as reivindicações desta categoria e levar suas propostas aos órgãos competentes. O CECIEx também desenvolve ações de aproximação entre as empresas comerciais importadoras e exportadoras e as indústrias e mantém projeto especial com a Apex-Brasil para a realização de eventos nacionais e internacionais de promoção de exportações. 

Sobre a Apex-Brasil: A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre a ACSPA Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP