Ex-ministro da Agricultura, Paolinelli diz que Brasil tem de apoiar a ciência para não ser considerado ‘detrator ambiental’

São Paulo, 21 de setembro de 2021 - O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, disse na manhã desta terça-feira (dia 21), durante sua palestra sobre agronegócio que enquanto o Brasil se direcionar por interesses que não sejam aqueles baseados nos da ciência o País será encarado como detrator de seus próprios recursos naturais. Paolinelli visitou a sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no Centro Histórico da capital paulista.

“Uma árvore não pode valer mais deitada do que em pé”, afirmou, durante conversa com empresários, dirigentes do agronegócio e representantes da ACSP. “A ciência diz que, viva, a árvore pode produzir alimentos, essências e ser a responsável por captar carbono”, emendou.

Durante o evento, promovido em parceria com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a ACSP anunciou a criação do Conselho do Agronegócio, coordenado pelo empresário e atual presidente Institucional da Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho), Cesário Ramalho. Com essa iniciativa, abre-se na entidade um centro de discussões sobre o assunto e de incentivo aos micro, pequenos e médios produtores do setor.

“Estamos aqui porque somos focados e determinados a ganhar marcado. E para isso temos tudo: tecnologia, uma cadeia competitiva e boas ideias”, declarou Ramalho.

Alysson Paolinelli é engenheiro agrônomo e foi ministro da Agricultura, em 1974, na gestão do presidente Ernesto Geisel. Ele foi ainda o presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, deputado constituinte, presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e secretário de Agricultura nos governos Hélio Garcia e Eduardo Azeredo. Hoje, exerce o cargo de presidente Executivo da Abramilho. Foi também indicado ao prêmio Nobel da Paz, em 2021, e ao prêmio World Food Prize, em 2006.

O evento com a palestra do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli e a assinatura da posse do empresário Cesário Ramalho como coordenador do Conselho do Agronegócio da ACSP está disponível no YouTube e no Facebook.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Marcelo Picolo, [email protected], (11) 3180-3220

Gabriel Daniele, [email protected], (11) 3180-3220

Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP