São Paulo, 26 de janeiro de 2023 – A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Feira da Madrugada firmaram parceria para beneficiar os lojistas e comerciantes do complexo de compras com a instalação do Espaço do Empreendedor.
O atendimento aos empreendedores começou no dia 23 de janeiro. No local, será possível fazer a regularização e abertura de MEI, registro de marcas e patentes, emissão de certificados e declarações e consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O empresário também contará com serviços financeiros diferenciados.
O gerente de serviços institucionais, Renan Luiz Silva, explica que o local vai favorecer empreendedores do complexo de compras e de toda a região. “Estaremos mais próximos. Nosso portfólio de produtos e serviços têm ajudado micros e pequenos da capital todos os dias. Vamos fortalecer essa relação, além de proporcionar acesso a diversas ferramentas que facilitam o dia a dia de suas atividades”.
O Espaço do Empreendedor foi pensado para auxiliar no crescimento dos pequenos negócios. Por meio da ACCREDITO, instituição financeira 100% digital da ACSP, os empreendedores terão acesso a produtos financeiros, como capital de giro, financiamento para investimento, antecipação de recebíveis e conta digital, entre outras modalidades de concessão de crédito.
Para o presidente da instituição financeira, Milton Luiz de Melo Santos, o projeto é um importante marco para a cidade de São Paulo. “É coerente com a tradição da ACSP de fomentar o empreendedorismo. Nesse espaço ofereceremos linhas de crédito e serviços financeiros sem burocracia e sob medida para os empreendedores, expositores e para os pequenos comércios estabelecidos neste polo comercial”, disse.
Outro pilar importante do Espaço do Empreendedor é a capacitação. A Faculdade do Comércio (FAC) terá uma equipe fixa para atender os lojistas e seus funcionários. A instituição de ensino, mantida pela ACSP e pela Facesp, possui cursos de graduação e pós-graduação e tecnológicos em diversas áreas.
“O varejo de hoje não admite mais amadorismo. Os profissionais e varejistas precisam se capacitar, mais do que isso, se qualificar. Sobretudo, porque as pessoas estão consumindo digitalmente”, analisa o diretor da Faculdade do Comércio, Wilson Victorio Rodrigues.
“O shopping da Feira da Madrugada foi criado justamente com a finalidade de fornecer condições mais dignas e humanas para o comerciante popular e ajudá-lo a sair da rua, onde ele está sujeito às intempéries e à violência, para isso, buscamos formas de incentivar a formalização e o desenvolvimento dos nossos boxistas. Por isso, estamos muito felizes em contar com a parceria da Associação Comercial e da ACCREDITO. A ideia é fornecer crédito e orientação financeira, com o intuito de transformar feirantes em empresários bem-sucedidos”, comemora Daniel Galante, presidente da Nova Feira da Madrugada.
A Nova Feira da Madrugada conta com 5.400 boxes e lojas, 315 vagas de ônibus, 2.400 vagas de carros, estrutura de acessibilidade, climatização, Wi-fi, elevadores, banheiros e Praça de Alimentação, gerando mais de 7.000 empregos diretos e mais 3.000 indiretos. Sua principal característica é o empreendedorismo, que é justamente o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudança dos tipos de negócios internos do nosso empreendimento, normalmente envolvendo inovações. Empreender é também saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo, é o que a Feira da Madrugada vem proporcionando aos seus comerciantes.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220 e (11) 96425-0989
Arthur Gebara, [email protected], (11) 3180-3220
Marina Nascif, [email protected], (11) 3180-3220
Cesar Bruneli, [email protected], (11) 3180-3220
Sobre a ACSP: a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Sobre a ACCREDITO: a ACCREDITO foi criada para oferecer serviços financeiros e empréstimos através de sua plataforma operacional 100% digital a micro e pequenas empresas sediadas no estado de São Paulo, sem burocracia de banco, sem pedir garantias físicas e com dinheiro rápido na conta da empresa solicitante. É uma Instituição financeira, autorizada pelo Banco Central do Brasil como uma Sociedade de Crédito Direto – SCD, de acordo com a Resolução 4656/2018 e com operações realizadas via plataforma 100% digital (app para celular e web). O acionista controlador é a ACSP - Associação Comercial de São Paulo.
Sobre a FAC-SP: a Faculdade do Comércio de São Paulo (FAC-SP) começou suas atividades em 2018, tendo objetivo de capacitar trabalhadores do varejo.
Um dos principais pontos da estratégia é usar a capilaridade das associações comerciais nas cidades do interior de São Paulo para chegar a novos públicos. O projeto é mantido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Com nove cursos de graduação, incluindo os quatro novos (Gestão Financeira, Marketing, Ciências Contábeis e Comércio Exterior), a Faculdade do Comércio (FAC-SP) foi considerada pelo Guia da Faculdade a quinta melhor instituição de ensino privado do país. O guia que coloca a FAC nesta posição é conceituado, elaborado pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Por ACSP