FGTS e Semana do Brasil puxam vendas do comércio em setembro, informa Associação Comercial de São Paulo

São Paulo, 2 de outubro de 2019. O mês tradicionalmente fraco em vendas acabou surpreendendo: com a nova Semana do Brasil e a liberação dos saques do FGTS puxaram o movimento do comércio paulistano em setembro. Com alta de 2,2% nas vendas a prazo, e de 2,4% nas vendas à vista, a média do período ficou em 2,3%, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O resultado mostra que os eventos ajudaram a reverter a queda de 0,9% no indicador registrado em setembro de 2018, afirma Emílio Alfieri, economista da ACSP. "Era um cenário de incerteza eleitoral, e o consumidor estava com um pé atrás", lembra. 

Na comparação mensal, a variação nas vendas de bens duráveis, como eletrodomésticos, ficou zerada. Já as de não-duráveis, como vestuário e calçados, caiu 15,9% - um movimento normal, justificado pela sazonalidade e a comparação com agosto, que teve o Dia dos Pais, uma data consolidada, além de três dias úteis a mais do que em setembro. 

"Na segunda quinzena de setembro, o tempo virou de repente e fez desacelerar as vendas da coleção primavera-verão", diz Alfieri. "Mas em outubro, com o clima começando a firmar e com o Dia das Crianças, a alta deve ser retomada."

Já no acumulado do ano, a média de 1,9% de alta medida pelo Balanço de Vendas é um bom sinal, já que está próxima à projeção de 2% de crescimento nas vendas e do último dado de aumento da massa salarial do IBGE, também de 2%. 

"Se a Semana do Brasil pegar, a expectativa é que a queda sazonal diminua mais a cada ano", sinaliza o economista da ACSP.  

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista Serviços.

       
 

BALANÇO DE VENDAS ACSP
Variação % - Setembro/2019

 
 

Modalidade

Setembro 2019 /
Agosto 2019

Setembro 2019 /
Setembro 2018

Acumulado 2019 / Acumulado 2018

Últ. 12 M /
12 M Ant.

 
 

A PRAZO

0,0

2,2

1,3

2,2

 
 

À VISTA

-15,9

2,4

2,4

1,4

 
 

Média

-8,0

2,3

1,9

1,8

 
 

Fonte: amostra fornecida pela Boa Vista SCPC

   
 

Elaboração: Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP

   

 

Mais informações:
Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa
[email protected]
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

 

Por ACSP