O Fórum dos Jovens Empreendedores (FJE) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) homenageou na terça-feira (2), o advogado, professor, escritor e um dos mais importantes juristas brasileiros, Ives Gandra Martins. O evento solene contou com a presença do primeiro vice-presidente da ACSP, Roberto Matheus Ordine, do superintendente do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), Marcel Solimeo, do diretor-geral da Faculdade do Comércio (FAC) e coordenador do FJE, Wilson Victorio Rodrigues, além de outros convidados.
Na abertura do encontro, Ordine falou da importância do jurista para a Associação Comercial de São Paulo e sua longa relação com a entidade. Em seguida, o coordenador do FJE ressaltou a representatividade de Gandra para os profissionais mais jovens.
Aos 87 anos, o professor demonstrou sua grande capacidade de análise para colocar seus pontos de vista em relação às questões que envolvem a atual conjuntura do país e lembrou casos e histórias da sua longa trajetória como um dos principais advogados brasileiros.
“Estamos vivendo um momento difícil de polarização injustificada. As pessoas estão confusas. Temos que aceitar as diferenças. Não podemos romper relações com alguém, só porque não concordamos com suas ideias. É um absurdo!”, disse em referência aos casos de intolerância.
Ives também respondeu perguntas dos participantes e destacou sua visão sobre questões éticas, morais e religiosas. Católico, Ives falou com emoção sobre sua família (tem seis filhos) e sua esposa, Dona Ruth, que segundo ele o levou para o catolicismo.
Além dos membros atuais do FJE da ACSP, participaram também alguns dos seus fundadores, entre eles um dos principais advogados criminalistas brasileiros, o também professor Luiz Flávio Borges D`Urso, que fez um discurso de homenagem, lembrando do seu significado e importância como professor e advogado para o meio jurídico brasileiro.
Confira as fotos da homenagem aqui.
Por ACSP