Intenções de compra para o Dia dos Pais se mantém estável no Estado de São Paulo

Pesquisa realizada pela ACSP/PiniOn sobre intenção de compra no Dia dos Pais, no Estado de São Paulo, revela que 39,0% dos entrevistados pretendem comprar presentes no Dia dos Pais, enquanto 43,9% não têm intenção de comprar presentes e 17,1% ainda não decidiram. A pesquisa mostra algumas mudanças em relação a 2022, como o aumento da proporção dos que manifestaram intenção de comprar presentes para os seus pais, enquanto o percentual dos que não pretendem adquirir presentes caiu.

Do grupo de entrevistados que planejam presentar seus pais, 41,4% pretendem gastar mais do que em 2022, enquanto 32,3% desejam o contrário. Em termos do nível de despesa, a grande maioria (75,4%) pretende gastar entre R$ 50 e R$ 250.

A pesquisa também apontou que a maioria das compras seria realizada em pequenos estabelecimentos (37,5%), e de forma presencial, em lojas físicas (47,5%).

Na tabela abaixo, estão as principais categorias de bens e serviços que fazem parte da intenção de compra dos entrevistados (900), a nível estadual, assim como se a forma de pagamento seria à vista ou parcelada. Vale lembrar que mais de uma opção de presente pode ser escolhida por cada um dos consultados.

Assim como ocorreu com a pesquisa a nível nacional, em geral, nas intenções de compra apuradas seguem prevalecendo presentes de uso pessoal e de menor valor, pagos à vista, o que costuma ser habitual nesta data. O item de maior destaque continuou sendo roupas, calçados e acessórios (41,5%), embora ainda esteja bem abaixo do registrado durante os anos anteriores à pandemia (entre 60 e 70%).

Outros destaques foram perfume, almoço em restaurante e relógio (27,9%, 11,2% e 9,7%, respectivamente). Opções como livro (4,7%) e chocolate/bombom (7,7%) e caixa de ferramentas (7,2%), que estiveram em alta durante o período de isolamento social, continuaram mostrando forte redução de intenção de compra.

Para o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP (IEGV/ACSP), “ainda que tenham aumentado, em relação ao ano passado, as intenções de adquirir bens digitais, tais como celular, computador, notebook e tablet (14,3%), permanecem baixas, o que poderia ser explicado pelo menor crescimento da renda, alto grau de endividamento das famílias e elevado custo do crédito.”

Na área de serviços, embora ainda predominem pedidos de delivery de refeição e cesta de café da manhã (12,6%) sobre almoço em restaurante (11,2%), observa-se menor disposição de compra em relação ao ano passado, o que estaria associado à retomada das atividades presenciais.

Ruiz de Gamboa explica que continuou sendo menor a disposição a comprar de forma parcelada. “Enquanto para a maioria dos itens continua havendo preferência maior pela utilização de dinheiro em espécie e cartões de débito, mesmo considerando o crescimento do PIX como forma de pagamento à vista. A menor intenção de parcelamento das compras pode estar associada aos maiores juros e menor concessão de crédito por parte dos bancos e instituições financeiras.”

PESQUISA INÉDITA - ACSP realiza pesquisa inédita sobre intenção de compra para Cidade de São Paulo

 A Tabela 2 permite observar, pela primeira vez, as intenções de compra para o Dia dos Pais, manifestadas pelos entrevistados que moram na Cidade de São Paulo. Os resultados são, em geral, bastante similares, em relação à pesquisa estadual.

As únicas duas diferenças estão concentradas em relação ao surgimento do parcelamento - como uma alternativa majoritária para itens mais caros, cuja compra costuma ser financiada, tais como celular, computador, notebook, tablet e televisor, e à maior intenção por adquirir os presentes em grandes redes do varejo (43,1%).

O economista do IEGV/ACSP acrescenta ainda que, “tal como ocorreu na pesquisa nacional, em relação ao ano passado, não se observaram variações significativas nas intenções de compra para o Dia dos Pais, refletindo a continuidade da deterioração do poder de compra das famílias, devido ao menor crescimento da renda, juros altos e alto grau de endividamento, num contexto de menor concessão de crédito”, afirmou o especialista.

Informações para a Imprensa:

Arthur Gebara, [email protected], (11) 3180-3220 e (11) 99146-0938

Cesar Bruneli, [email protected], (11) 3180-3220

Marina Nascif, [email protected], (11) 3180-3220

Carla Marins, [email protected] (11) 3180-9720 e (19) 99906-2764

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 sedes distritais

Por ACSP