São Paulo, 16 de julho de 2019. O inverno chegou e, com ele, muitos impostos. Levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que ao comprar um edredom de R$ 100, o consumidor desembolsa 36,22% só para pagar tributos, ou seja, praticamente um terço do valor final do produto. O cobertor, por sua vez, tem alíquota um pouco menor (26,05%). Já a malha e o cachecol são taxados em 34,67% e 34,13%, respectivamente.
Se a ideia é comprar um aquecedor de ambientes para esquentar a casa, o valor dos impostos chega a 48,30% e, no caso do aquecer de água elétrica, a 48,06%. Nem mesmo a simples garrafa térmica escapa da mordida tributária: 44,63%. “São produtos excessivamente tributados, na esteira do que acontece com quase todos no Brasil. É preciso que o governo busque formas de reduzir a carga tributária, notadamente promovendo o ajuste fiscal a partir da reforma da Previdência”, diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.
Fondue de chocolate (38,51%) e fondue de queijo (36,54%) também chamam atenção pelas altas cargas. Quem quiser completar o cardápio com vinho importado terá que arcar com alíquota de 69,73% do preço final; já o vinho brasileiro tem tributação de 54,73% - as bebidas alcóolicas são as mais taxadas da lista, que foi encomendado pela ACSP ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
PRODUTOS DE INVERNO | CARGA TRIBUTÁRIA |
Vinho importado | 69,73% |
Vinho nacional | 54,73% |
Aquecedor de ambientes | 48,30% |
Aquecedor de água elétrico | 48,06% |
Garrafa térmica | 44,63% |
Tênis | 44% |
Luva | 40,85% |
Lareira | 40,83% |
Chocolate | 38,60% |
Calça jeans | 38,53% |
Fondue de chocolate | 38,51% |
Bombons | 37,61% |
Fondue de queijo | 36,54% |
Edredom | 36,22% |
Bota | 36,17% |
Lenço | 35,74% |
Guarda-chuva | 35,25% |
Camisa | 34,67% |
Jaqueta | 34,67% |
Malha | 34,67% |
Casaco de moletom | 34,67% |
Sopa de pacotinho | 34,35% |
Cachecol | 34,13% |
Bolo de brigadeiro | 33,95% |
Jantar em restaurante | 32,51% |
Cobertor | 26,05% |
Mais informações:
Renato Santana de Jesus
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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP