Inverno tributado: mais de 30% do preço de edredom, malha e cachecol são impostos, revela ACSP

São Paulo, 16 de julho de 2019. O inverno chegou e, com ele, muitos impostos. Levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que ao comprar um edredom de R$ 100, o consumidor desembolsa 36,22% só para pagar tributos, ou seja, praticamente um terço do valor final do produto. O cobertor, por sua vez, tem alíquota um pouco menor (26,05%). Já a malha e o cachecol são taxados em 34,67% e 34,13%, respectivamente.

Se a ideia é comprar um aquecedor de ambientes para esquentar a casa, o valor dos impostos chega a 48,30% e, no caso do aquecer de água elétrica, a 48,06%. Nem mesmo a simples garrafa térmica escapa da mordida tributária: 44,63%. “São produtos excessivamente tributados, na esteira do que acontece com quase todos no Brasil. É preciso que o governo busque formas de reduzir a carga tributária, notadamente promovendo o ajuste fiscal a partir da reforma da Previdência”, diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Fondue de chocolate (38,51%) e fondue de queijo (36,54%) também chamam atenção pelas altas cargas. Quem quiser completar o cardápio com vinho importado terá que arcar com alíquota de 69,73% do preço final; já o vinho brasileiro tem tributação de 54,73% - as bebidas alcóolicas são as mais taxadas da lista, que foi encomendado pela ACSP ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

 

PRODUTOS DE INVERNO

CARGA TRIBUTÁRIA

Vinho importado

69,73%

Vinho nacional

54,73%

Aquecedor de ambientes

48,30%

Aquecedor de água elétrico

48,06%

Garrafa térmica

44,63%

Tênis

44%

Luva

40,85%

Lareira

40,83%

Chocolate

38,60%

Calça jeans

38,53%

Fondue de chocolate

38,51%

Bombons

37,61%

Fondue de queijo

36,54%

Edredom

36,22%

Bota

36,17%

Lenço

35,74%

Guarda-chuva

35,25%

Camisa

34,67%

Jaqueta

34,67%

Malha

34,67%

Casaco de moletom

34,67%

Sopa de pacotinho

34,35%

Cachecol

34,13%

Bolo de brigadeiro

33,95%

Jantar em restaurante

32,51%

Cobertor

26,05%

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa ACSP
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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP