São Paulo, 13 de setembro de 2021 - O ex-ministro da Defesa e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, disse que o Brasil precisa encontrar equilíbrio entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para voltar a crescer. A declaração foi dada durante palestra sobre o seu livro O Quinto Movimento - Propostas para uma construção inacabada, ministrada na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na manhã desta segunda-feira (dia 13). O evento foi promovido pelo Conselho Político e Social (COPS) da entidade.
"Falta esse equilíbrio e não será com ameaças de todos os lados que vamos resolver isso", afirmou Rebelo. As atividades contaram com a participação de forma presencial e on-line de empresários, comerciantes, políticos e representantes da ACSP.
Apesar de reconhecer que atualmente há um clima quente entre membros dos poderes, Rebelo disse não acreditar em golpe ou em uma ruptura institucional no Brasil. "Conheço muitos líderes das Forças Armadas e garanto que não existe clima para isso", ressaltou. "A maioria das pessoas que está no comando respeita o atual presidente da República como sempre respeitou todos os presidentes que passaram", declarou. "As ordens do chefe do executivo são cumpridas, mas sempre nos limites da Constituição e não existe golpe constitucional", enfatizou Rebelo que foi Ministro da Defesa do Governo Dilma Rousseff.
Para Rebelo, a interferência dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em pautas relacionadas ao Executivo não são novidades. "Faz tempo que isso acontece", disse ao lembrar que a ex-presidente Dilma convidou o ex-presidente Lula para ser ministro da Casa Civil, mas que ele foi impedido de tomar posse pelo Supremo mesmo sem ainda ter sido condenado pela Justiça naquela ocasião.
A harmonia entre os poderes, de acordo com Rebelo, será um passo importante que poderá contribuir para o crescimento do Brasil. "Um país com a economia estável gera emprego, riquezas e investimentos em todos os setores", ponderou.
Além das discussões sobre pautas políticas, econômicas e educacionais, Aldo analisou trechos de seu livro e expôs como ele enxerga o País ao relatar o passado e projetar o futuro. "São as minhas ideias, as minhas convicções e as minhas experiências de 50 anos de vida", afirmou.
Aldo Rebelo é jornalista, presidiu a Câmara dos Deputados, foi relator do Código Florestal e ministro nas pastas: Coordenação Política e Relações Institucionais; do Esporte; Ciência, Tecnologia e Inovação e da Defesa. Além disso, foi deputado Federal por São Paulo em seis mandatos e vereador também pela capital paulista
OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Marcelo Picolo, [email protected], (11) 3180-3220
Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP