A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) recebeu, nesta terça-feira (21), uma delegação formada por representantes de diferentes segmentos comerciais de Gana com o objetivo de promover e ampliar o comércio exterior entre o Brasil e países da África Ocidental.
A delegação participou, em evento realizado na sede da ACSP, do Seminário de Promoção de Negócios, Investimentos e Parcerias realizado pela SP Chamber of Commerce, departamento de Comércio Exterior da ACSP, em parceria com o CECIEx (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras).
“Gana é um país estável politicamente e próspero para negócios. É o mercado mais seguro para iniciar as relações comerciais com países da África Ocidental e seria interessante que o empresário brasileiro se aprofundasse em suas oportunidades” declarou a presidente do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx) da ACSP, Damaris Eugenia.
O seminário marcou mais uma fase de aproximação empresarial entre a ACSP e Gana. Em 2022, uma missão comercial promovida pela Brazilian Suppliers, projeto da ApexBrasil com o CECIEx com apoio da SP Chamber of Commerce, levou representantes de 15 corporações do Brasil a mais de 300 reuniões com importadores de Gana, Togo, República da Guiné, Benin, Costa do Marfim e São Tomé e Príncipe.
Crescimento econômico
Nos últimos 20 anos, o governo de Gana tem implementado uma série de medidas com o objetivo de atrair investimentos estrangeiros para o país. Entre essas medidas, destacam-se estratégias de desenvolvimento do setor privado, que busca reconhecer as restrições regulatórias e os gargalos administrativos.
“Gana é um país que está motivando a transformação da África através de parceria e engajamento. O ano de 2020 marcou o renascimento do continente africano para o mundo pós pandemia e evidenciou a necessidade de parcerias para o crescimento econômico. Existe uma lacuna entre Gana e Brasil, e estamos aqui para preenchê-la. A África detém 40% dos recursos minerais no mundo, e nós em Gana estamos nos reposicionando neste renascimento econômico”, reiterou Yofi Grant, atual diretor executivo do centro de promoção de investimentos de Gana.
Entre o ano de 2019, período pré-pandemia, e o ano de 2021, por exemplo, houve um crescimento de 146% em exportações do Brasil para Gana. No mesmo período, o Brasil apresentou um aumento de 246% nas importações de Gana. Tais dados foram apresentados durante o seminário promovido pela SP Chamber of Commerce.
A embaixadora de Gana no Brasil, Amb Avena Busia, acrescentou: “Muitas coisas que acreditávamos que nunca mudariam, mudaram. Os olhos se voltaram para a África abrindo novas possibilidades de parcerias e o nosso objetivo é fortalecer a relação entre Gana e Brasil”, finalizou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Arthur Gebara, [email protected], (11) 3180-3220 e (11) 99146-0938
Marina Nascif, [email protected], (11) 3180-3220
César Bruneli, [email protected], (11) 3180-3220
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Sobre Gana: Gana é um país rico em recursos naturais, como ouro e petróleo, e é um dos maiores produtores de cacau do mundo. Situado no oeste do continente africano, entre a Costa do Marfim e Togo, tem aproximadamente 25 milhões de habitantes. Nos últimos anos, tem registrado elevados índices de crescimento econômico e esteve entre os dez países que mais cresceram no mundo, chegando a 12,5% de variação no PIB.
Por ACSP