São Paulo, 06 de outubro de 2023 – Pesquisa de intenção de compras, elaborada pela PiniOn para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), aponta maior disposição dos consumidores brasileiros para comprar presentes no Dia das Crianças. Em termos do nível de despesa, a maioria dos entrevistados (63,1%) planeja gastar entre R$ 50 e R$ 350. Foram entrevistadas 1.750 pessoas em todas as regiões do País.
Outro dado aponta que 49,2% dos entrevistados pretendem comprar presentes no Dia da Criança, e 36,5% responderam que não têm intenção de gastar na data, enquanto 14,3% ainda não decidiram. Em comparação ao ano passado, mais pessoas declararam a intenção de compra, enquanto caiu a porcentagem dos que não pretendem comprar. A preferência dos entrevistados em adquirir os presentes presencialmente, se manteve, sendo 54,4% das respostas.
Do grupo de entrevistados que planejam comprar presentes para a data, 44,3% pretendem gastar mais do que em 2022, enquanto 33,8% desejam o oposto. Diferente do observado na pesquisa do ano passado, a maioria das compras seria realizada em grandes redes do varejo (48,0%) e não em pequenas lojas.
Na tabela abaixo, apresentamos as principais categorias de bens e serviços que fazem parte da intenção de compra dos entrevistados (1.750). Vale lembrar que mais de uma opção de presente pode ser escolhida por cada um dos consultados.
Pagamento à vista
A pesquisa revela que se manteve a preferência por pagamento à vista para todas as categorias de bens e serviços consideradas na pesquisa. O economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, destaca que “a predominância do pagamento à vista para todas as categorias pode ser explicada pelo elevado custo do crédito, num contexto de excessivo endividamento familiar”.
O que os brasileiros pretendem comprar no Dia das Crianças?
Os resultados da pesquisa mostram que os itens tradicionais ainda são os mais procurados, como roupas, calçados e acessórios, que representam 30,7% das intenções de compra. As bonecas são o brinquedo em destaque, com 19,6%, seguido pela bola de futebol (14,4%), bicicleta (11,7%) e carrinho (13,0%).
Uma mudança em relação ao ano anterior é o aumento na intenção de compra de itens eletrônicos, como videogames, jogos de videogame, celulares e computadores/notebooks/tablets. Esses produtos ainda apresentam baixa importância nas intenções.
Além disso, a pesquisa mostra um aumento na participação dos serviços, como ingressos para cinema, teatro, zoológico, parque aquático, etc. (6,4%) e viagens (8,8%), em comparação com o ano anterior, embora essas categorias ainda tenham baixa importância nas intenções de compra.
O economista acrescenta que, em resumo, os consumidores continuam preferindo os itens tradicionais no Dia das Crianças. As perspectivas de vendas para 2023 parecem mais favoráveis do que no ano passado devido ao aumento do emprego, da renda e à crescente confiança do consumidor.
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
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Por ACSP