Nota Oficial sobre as novas medidas de flexibilização econômicas anunciadas pelo Governo do Estado

São Paulo, 22 de dezembro de 2020 – Diante das medidas anunciadas pelo Governo de São Paulo, que coloca todo Estado – incluindo a capital – na fase vermelha do plano de flexibilização econômica entre os dias 25 e 27 e 1º e 3 de janeiro, fechando o comércio e todas as atividades consideradas não-essenciais, eu, Alfredo Cotait Neto, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), venho a público para afirmar que as novas restrições ao funcionamento do varejo vão aumentar as dificuldades do setor, mas que, considerando a situação atual de agravamento da pandemia, fazem-se necessárias.

Faço um apelo também para que a população colabore, evitando aglomerações nas comemorações das festas de fim de ano, em benefício das famílias e de toda população. Espero também que novas restrições não sejam necessárias e que o comércio possa voltar a funcionar normalmente no menor prazo possível, pois os custos das medidas restritivas foram bastante significativos para as empresas, especialmente as menores. Estas ainda deverão suportar muitas dificuldades até que a economia retorne à normalidade.

Apelo também para que o governador João Doria Jr. considere a situação das empresas e de grande parte da população, suspendendo o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), previsto para entrar em vigor em janeiro, que terão um impacto significativo sobre os preços.

Atenciosamente,

Alfredo Cotait Neto

Presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)

Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp)

Outras informações para a imprensa

Tamer Comunicação

Tercio Braga, [email protected], (19) 99671-4579

Marcelo Picolo, [email protected], (11) 99105-1941

Assessoria de Imprensa ACSP

Danielle Pessanha, [email protected], (11) 3180-3220

Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220
Gabriel Daniele, [email protected], (11) 3180-3220

Sobre a ACSP – A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP