São Paulo, 29 de janeiro de 2021 – A 2ª edição da Sampa Week, semana de promoções do varejo criada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com apoio do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo para ajudar a impulsionar a economia paulistana, que terminaria no dia 31 de janeiro, será prorrogada até 12 de fevereiro. Será uma oportunidade a mais para que os consumidores aproveitem as liquidações do comércio em geral, dos restaurantes, hotéis e das empresas prestadoras de serviços que aderiram à iniciativa. A medida foi tomada para não prejudicar os participantes que foram muito afetados pelas medidas determinadas pelo Governo do Estado que restringiu o funcionamento dos considerados serviços não-essenciais, principalmente aos fins de semana.
A fase vermelha da quarentena do Plano São Paulo passou a vigorar das 20 às 6 horas em dias úteis desde segunda-feira, dia 25, em todo Estado, incluindo a capital, até 8 de fevereiro. As regras valem para as 24 horas dos sábados, domingos e feriados. Nestes períodos o comércio não pode abrir. “Estimamos que as medidas adotadas que fecham as lojas aos sábados, domingos e feriados podem diminuir o faturamento semanal do varejo afetado pelas restrições em 8%, em média”, afirmou Abdo Hadade, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo. Segundo comerciantes consultados pela entidade, estima-se que com toda a limitação de funcionamento do comércio aos fins de semana, com fechamento antecipado em dias úteis e capacidade de atendimento limitada a 40% dos clientes, esses empresários contabilizariam receita bruta mensal até 30% menor se nada fosse feito. “É muito prejuízo”, emendou. “Além disso, a ACSP também está preocupada com os consumidores que não tiveram tempo de comprar na Sampa Week”, complementou.
Milhares de lojas físicas da capital estão participando do evento deste ano. Antes de as medidas de flexibilização do funcionamento do comércio serem adotadas pelo Governo do Estado, a previsão da ACSP era de que as vendas da semana das promoções deste ano crescessem cerca de 4% em relação ao mesmo período de 2020. A Sampa Week que, a partir deste ano, entrou para o calendário oficial de eventos em comemoração ao aniversário da cidade oferece descontos para os consumidores parecidos com os que se têm na Black Friday e Semana Brasil.
Na primeira edição do festival do varejo, em janeiro de 2020, as lojas físicas venderam 16,32% e o e-commerce 32,50% a mais do que em semana similar de 2019, totalizando alta de 3,4% nas vendas totais do varejo no período. Por ser uma temporada tradicionalmente fraca para o comércio, este aumento foi considerado significativo para o setor varejista na época. “Agora, por causa de tanto abre e fecha das portas das lojas, fica muito difícil fazer estimativas para a atual edição do evento”, afirma Hadade.
Os comerciantes podem acessar o site da Sampa Week para se cadastrar e informar, oficialmente, a entidade que está participando da semana de promoções. O nome das empresas fica à disposição de todos os consumidores que quiserem fazer a consulta, ajudando a divulgar também a loja participante. Os materiais promocionais que são encontrados no portal já começaram a anunciar a prorrogação da semana de promoções.
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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP