O Conselho de Inovação (Conin), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), entregou na terça-feira (19) o Selo de Inovação a 20 startups. Os ceos e founders participaram de um intenso programa de impulsionamento, o Ac boost, que incluiu mais de 400 horas de mentorias, 94 assuntos tratados e workshops sobre direito e legislação, investimento, venda e tecnologia.
Durante o Ac boost, que teve como parceiro o Sebrae-SP, os empreendedores puderam se preparar e fazer conexões com consultores, mentores, investidores, parceiros corporativos e governamentais.
Com a conclusão do programa, as startups – validadas com o selo de inovação da ACSP - serão apresentadas a oportunidades de negócios com a própria Associação Comercial, com os associados e a investidores como aos anjos-investidores João Kepler e Fernando Seabra, e também a parceiros comerciais.
“A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) adotou esse projeto como prioritário não apenas para ajudar, mas incentivar cada vez mais vocês a desenvolverem o trabalho dentro do talento que vocês têm”, falou o presidente da ACSP, Alfredo Cotait Neto, pouco antes do ato solene.
Foi das mãos de Cotait Neto e da vice-presidente da ACSP e coordenadora do Conin, Alessandra Andrade, que os participantes receberam o certificado de participação no programa Ac boost e que as valida para o mercado. “Este dia é um marco para nós do Conin. Estamos felizes de concluir essa etapa junto a todos vocês, mas não é o fim. Continuaremos próximos e fazendo conexões e negócios”, garantiu Alessandra, que também é idealizadora do Pateo 76 e do Ac boost.
Apoiador do projeto, o Sebrae-SP foi representado pela head do programa de aceleração, Alessandra Ruchet, reafirmou o apoio da entidade aos projetos de inovação. “Para nós é uma honra estar junto da ACSP nesse programa que gera oportunidade de negócios, de investimentos e conexão para as startups. Eu costumo dizer que esta é a concretização de um sonho comum”, disse.
O empreendedor, escritor, mentor e palestrante, Maurício Benvenutti, participou por videoconferência e deixou seu recado aos também empreendedores do Ac boost. “Pensem fora do pensamento comum. As empresas mais inovadoras nasceram de questionamentos. É imprescindível pensar dessa forma. Ainda mais em um mundo cheio de possibilidades e menos fronteiras”, afirmou.
Startups e soluções
O Uau-Fi Conect, plataforma para democratizar a internet esteve entre as startups validadas com o Selo de inovação da ACSP. O objetivo dela é aproximar os clientes dos lojistas por meio da inteligência, unindo estratégias que unam o comportamento do mundo físico ao digital. “Nós falamos que o Uau-fi é o onlife porque integra os formatos on e offline. Queremos estar onde o cliente está e sem publicidades chatas ou desnecessárias”, explicou um dos sócios da startup, Denis Santini.
Para Santini, o diferencial do Ac boost é a troca de experiências, mentorias e os acessos a grandes executivos do ecossistema de startups.
Fundada pela administradora Renata Franco, executiva com passagens em agências de viagens corporativas, a startup Pinguim foca em experiência de viagens para o público feminino. “O Ac boost evidenciou a vontade que eu sentia de ver coisas novas segmento turístico”, conta. O Pinguim está disponível nas plataformas web e mobile.
Desenvolver soluções tecnológicas para conectar quem ensina a quem aprende é o match da edtech Shapp. Conrado Mecchi, ceo e co-founder da startup, explicou que o principal objetivo da startup é a elevação do capital humano por meio de aprendizagem contínua para empresas, ongs e associações. “Com o Ac boost colocamos nossa governança em ordem. As mentorias e o acesso aos mentores fizeram toda a diferença no programa”, afirmou.
2ª edição do Ac boost
O Pateo 76 já definiu a próxima edição do Ac boost. As inscrições de startups começam em maio. O calendário será divulgado no site www.pateo76.com.br/.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220 | (11) 96425.0989
Marcelo Picolo, [email protected], (11) 3180-3220, (11) 99105-1941
Arthur Gebara Junior, [email protected], (11) 3180-3220 e (11) 99146-0938
Gabriel Daniele, [email protected], (11) 3180-3220
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP