ACSP
ACSP

Pequenos e médios empreendedores que querem entrar no mercado internacional participam na próxima quinta-feira (6/6) do Exporta Zona Sul, na Distrital Sul da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no bairro paulistano de Santo Amaro. Especialistas revelarão aos empresários como se preparar para exportar e adequar o seu produto, como utilizar o programa Exporta Fácil e como entrar no mercado internacional por meio de uma empresa comercial exportadora. Ainda há vagas; as inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.    

O evento é da Distrital Sul/ACSP em parceria com o CECIEx (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras) e o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em SP). Destina-se a diferentes segmentos - comércio, indústria, prestadora de serviço, empresa comercial exportadora.

A grande quantidade de pequenos e médios negócios, principalmente nas áreas metalúrgica, cosmética e farmacêutica, inspirou o encontro, que é um projeto-piloto e deve ser replicado em outras distritais da ACSP. A Distrital Sul abrange seis prefeituras regionais (Santo Amaro, Campo Limpo, Butantã, Capela do Socorro, Parelheiros e M'Boi Mirim) e uma população de quatro milhões de habitantes.

Para Luiz Augusto Barbosa, diretor-superintendente da Distrital Sul, além do networking, a ideia do Exporta Zona Sul é treinar os empreendedores para operar na área. "Não basta exportar ou importar: é preciso melhorar a qualidade dos produtos para aumentar a competitividade."

Segundo Rita Campagnoli, presidente do CECIEx e membro do Conselho Deliberativo da ACSP, a ideia é mostrar que exportar é possível, desde que eles tenham as ferramentas e o preparo técnico necessários para se colocarem nesse mercado. “É uma janela que se abre não só para importar ou exportar, mas também para representação comercial ou até joint ventures".

Estão na pauta apresentações de Sebrae-SP, SP Negócios e IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Os Correios explicarão aos participantes a utilização do Exporta Fácil, sistema de logística dos Correios. E o CECIEx ajudará a esclarecer os trâmites para exportar ou importar via tradings (empresas comerciais-exportadoras).

O Exporta Zona Sul tem apoio de São Paulo Negócios, Sicredi, Broker Brasil, Apex Brasil, Ciesp, IPT, Correios e Fecap.

 

Com informações do Diário do Comércio

 

 

Programação:

8h30 - Credenciamento

8h50 - Abertura e Boas-vindas - Luiz Augusto Barbosa, Diretor-Superintendente Distrital Sul - ACSP 

Painéis:

9h00 - Quais os caminhos para exportação? - SEBRAE-SP – Gustavo Carrer

9h20 - Como se preparar para exportar - SP Negócios - Silvana Gomes

9h40- Como adequar seu produto para exportação - IPT – Mari Katayama

10h00 - Como utilizar o Exporta Fácil - Correios - Denise Rodrigues

10h20 - Como exportar e importar via Comercial Exportadora - CECIEx – Rita Campagnoli (Dahll Internacional)  

10h40 - Case de sucesso - Apresentação PEIEX/CECIEx

11h00 - Café de networking

 

 

Agenda

Exporta Zona Sul

Data: 6/6/2018

Horário: 8h30

Local: Distrital Sul da ACSP – Av. Mário Lopes Leão, 406, Santo Amaro, São Paulo/SP

Inscrições, clique aqui

  

Mais informações:
Ana Cecília Panizza 
Assessoria de Imprensa ACSP
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / 97497-0287

 

 

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por Ana Cecília Panizza