Presidente da ACSP e de outras entidades de classe se reuniram com o ministro Paulo Guedes para discutir reforma tributária

São Paulo, 19 de julho de 2021 - O presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alfredo Cotait Neto, representantes de outras entidades de classes e executivos do setor privado se reuniram na última sexta-feira (dia 16) com o ministro da Economia, Paulo Guedes, em um escritório do ministério na capital paulista.

Os empresários levaram a Guedes suas críticas contra trechos da reforma tributária e dos projetos de lei 2.337/21 e 3887/20, do Governo Federal, que alteram, respectivamente, a legislação do Imposto de Renda e unifica PIS/Cofins em um só tributo.

"O momento não é adequado para discutir reforma tributária, pois estamos no meio ainda de uma pandemia", disse Alfredo Cotait, presidente da ACSP. "As pequenas e médias empresas ainda estão sofrendo muito com a crise e o País ainda pode ser penalizado com o aumento de tributos o que vai trazer muitos problemas para todos os brasileiros".

A projeção é de que a mudança tributária vai motivar demissões no Brasil e atravancar a geração de empregos, principalmente àqueles ligados aos trabalhadores não especializados.

O ministro Paulo Guedes mostrou-se durante o encontro disposto a se reunir frequentemente com uma comissão formada por empresários e advogados tributaristas para discutir ajustes necessários no projeto do executivo sobre a reforma tributária.

O início da mobilização das entidades de classe começou a acontecer no último dia 6 de julho na sede da Associação Comercial de São Paulo.

Na ocasião, em evento híbrido com a participação de representantes de várias instituições ligadas ao comércio e serviços, todos os presentes foram unânimes em considerar que era necessária uma mobilização dos empresários para evitar o aumento dos impostos.

Os representantes de classe ainda querem agendar uma reunião com o presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira, para demonstrar os prejuízos que a alteração da legislação do IR e a unificação do PIS/Cofins em um só imposto vão causar na economia.

Outras informações para a imprensa

Marcelo Picolo, [email protected] , (11) 3180-3220
Alan Viana, [email protected] , (11) 3180-3220
Gabriel Daniele, [email protected] , (11) 3180-3220

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP