Presidente do CMEC da ACSP passa a integrar Comitê de Empreendedorismo Feminino do Governo Federal

São Paulo, 29 de março – A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp), Ana Claudia Badra Cotait, foi convidada pela secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino, para compor o Comitê de Empreendedorismo Feminino, criado neste mês. A dirigente, que também vai presidir agora o Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME), da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), aceitou o convite. 

O objetivo do Comitê é coordenar a participação de órgãos ligados aos três Poderes Federais na elaboração, implementação e monitoramento de políticas públicas de programas e de iniciativas de fortalecimento do empreendedorismo feminino no País. 

O setor atuará como um órgão consultivo destinado a propor, monitorar, avaliar e articular a implementação do Brasil para Elas, vinculado à Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia.  

Brasil para Elas é uma política pública de fortalecimento do empreendedorismo feminino como instrumento alternativo de desenvolvimento econômico e social do País. 

"Assumir esse lugar no Comitê é mais uma forma de darmos voz às empreendedoras de todos os segmentos e estados no nosso País. Será uma oportunidade de potencializar todo um trabalho que já vinha sendo feito no Estado de São Paulo e que, agora, será multiplicado a todas as associações comerciais do Brasil, por meio da CACB", destaca Ana Claudia. 

Composição

O Comitê será composto por dois representantes do Ministério da Economia, um representante dos ministérios da Cidadania; da Ciência, Tecnologia e Inovações; das Comunicações; da Educação; e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.  

Integram ainda o grupo um representante do Sebrae, um de bancos públicos, um de bancos de desenvolvimento e nove do setor privado e de organizações da sociedade civil, entre elas, a CACB.

Como suplente da representante titular, a Confederação indicou a empresária Ivani Perrone Boscolo.

Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Sobre a Facesp 

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 57 anos de existência, promove a união das forças vivas do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Sobre o CMEC

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui 138 conselhos da mulher, distribuídos entre as cidades do Estado de São Paulo e que integram as 420 Associações Comerciais filiadas à Facesp.

Por ACSP