Revisão do Plano Diretor da Cidade de São Paulo pode ajudar a combater desigualdades e gerar oportunidades

São Paulo, 16 de setembro de 2021 — O Conselho de Política Urbana (CPU) e o Núcleo de Assuntos Socioambientais (NESA) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) receberam, nesta quarta-feira (15), o relator do projeto de revisão do Plano Diretor da Cidade de São Paulo, vereador Nabil Bonduki, e o ex-vereador da capital paulista e atual superintendente municipal em Santo André, José Police Neto, para um webinar sobre o Plano Diretor e seus objetivos. Entre eles, na visão dos convidados, está o combate às desigualdades e a geração de oportunidades.

“São Paulo, desde o início do século passado, foi uma cidade pensada no meio rodoviário, nos automóveis. Com isso, aos poucos a cidade deixou de produzir oportunidades e passou a gerar desigualdades, que são incompatíveis com uma metrópole altamente capitalista”, opina o arquiteto Valter Caldana, um dos coordenadores do CPU e da webinar "Revisão Intermediária do Plano Diretor Estratégico de São Paulo".

Sancionado em 2014 pelo então prefeito Fernando Haddad, o Plano Diretor Estratégico de São Paulo passa neste momento por uma revisão, a qual deve ser apresentada pela Prefeitura de São Paulo até o final de 2021. Na Câmara Municipal, o relator do projeto de revisão é o vereador Nabil Bonduki, um dos convidados da webinar promovida pelo CPU da ACSP.

“Um ponto importante da revisão são os planos regionais, que não foram discutidos na aprovação do Plano Diretor em 2014. Agora, percebemos que eles fazem muita falta, pois vimos que há pontos de estrangulamento do Plano Diretor em alguns projetos regionais em si. Além disso, nesta revisão pensamos também na elaboração de um planejamento econômico para acompanhar o Plano Diretor”, explicou Bonduki.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, as conquistas do Plano Diretor Estratégico aprovado em 2014 são inquestionáveis. Após a criação da lei, foram desenvolvidos programas de habitação de interesse social, cota de solidariedade, fachada ativa, eixos de estruturação da transformação urbana e função social da propriedade, entre outros instrumentos.

Informações para a imprensa
Marcelo Picolo, [email protected], (11) 3180-3220
Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220
Gabriel Daniele, [email protected], (11) 3180-3220

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Por ACSP