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São Paulo, 19 de dezembro de 2018. Os gastos dos brasileiros com presentes devem aumentar no Natal deste ano. É o que aponta uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), segundo a qual 14,6% dos consumidores têm a intenção de usar a segunda parcela do 13º salário para comprar presentes. No ano passado, esse percentual foi de 11,9%.

A pesquisa – feita com moradores de todas as regiões do País – também identificou que 43,9% dos consumidores pretendem usar o benefício para pagar dívidas (42,9% em 2017) e outros 19,5% devem poupar o dinheiro extra (26,2% no levantamento anterior). A segunda parcela será paga a todos os trabalhadores até quinta-feira (20/12).

“Passadas as incertezas político-econômicas, as pessoas agora estão mais confiantes com o futuro do País e, com isso, tendem a guardar menos dinheiro na poupança. Consequentemente, elas acabam indo mais às compras”, explica Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Ele observa ainda que, embora a Black Friday tenha antecipado algumas compras, em especial as de bens duráveis, o Natal continua sendo a data mais importante para o varejo físico.

Menos indecisos

Também chama atenção na pesquisa a redução no número de indecisos, que caiu de 14,3% para 12,2% entre o ano passado e este, reforçando a ideia de que o consumidor está mais confiante e, portanto, mais propenso a gastar.

O levantamento – realizado pelo Instituto Ipsos entre os dias 1º e 8 de dezembro – também identificou que 7,3% dos entrevistados têm a intenção de usar a segunda parcela do 13º salário para viajar, percentual similar ao de 2017 (7,1%). Além disso, 2,4% pretendem utilizar o benefício para a reforma ou construção da casa (mesmo percentual do ano passado).

A pesquisa foi feita com 1.200 consumidores de todas as regiões do País e tem margem de erro de três pontos.

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Por ACSP