Sem surpresas, COPOM faz corte de 0,5 na taxa básica de juros

São Paulo, 31 de janeiro de 2024 - O Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM) decidiu cortar 0,5% da Taxa Selic, na reunião desta quarta-feira (31). O quinto corte consecutivo veio totalmente em linha com as expectativas dos analistas de mercado e com o que já se antecipava na ata da reunião de dezembro passado, num contexto de convergência da inflação para a meta estabelecida.

Para o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP, “o comportamento dos preços, e as perspectivas de arrefecimento da atividade econômica, em 2024, até poderiam ter viabilizado um corte maior dos juros básicos”. No entanto, ele acrescenta que “a continuidade das incertezas no campo fiscal e no cenário internacional justificam a cautela na condução da política monetária”.

De qualquer forma, é importante considerar também o comunicado após a divulgação da resolução do COPOM, além da Ata da Reunião, para projetar a dinâmica das próximas reduções dos juros básicos.

Informações para a Imprensa:

Marina Nascif, [email protected], (11) 3180-3220
Cesar Bruneli, [email protected], (11) 3180-3220
Alex Sallai - [email protected], (11)3180-3220
Arthur Gebara Junior - [email protected], (11)3180-3220
Elizangela Gomes Marques – [email protected], (11) 3180-3220

 

Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Por ACSP