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São Paulo, 24 de abril de 2018. Uma projeção realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) sinaliza que o comércio brasileiro deverá registrar crescimento de 4,6% nas vendas, no período de 12 meses terminados em junho de 2018.

“Ao longo deste primeiro semestre, o ritmo de recuperação do setor será intensificado, refletindo a melhora do poder aquisitivo das famílias - dado que a inflação está mais baixa -, a recuperação do emprego e a maior disponibilidade de crédito”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). 

Na variação acumulada em 12 meses, o varejo avançou 2,4% em janeiro e 2,8% em fevereiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A projeção da ACSP aponta aumentos de 3,9% em março, 4,1% em abril e 4,5% em maio. A variação em 12 meses elimina reflexos do chamado efeito-calendário, como feriados e quantidade de dias úteis.

Na avaliação de Burti, “o período pré-eleitoral tende a influenciar menos o consumo das famílias em 2018; a questão política influencia mais o humor do empresariado”.

Ele lembra que a base fraca de comparação ajuda para a estimativa positiva de alta de 4,6% em junho, já que no mesmo mês do ano passado o comércio nacional caiu 3%.

A projeção tem como base indicadores antecedentes construídos pelo Instituto de Economia da ACSP a partir de dados do IBGE e do Índice Nacional de Confiança/ACSP. Contempla o varejo restrito - sem considerar, portanto, as vendas de automóveis e materiais de construção. 

 

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Renato Santana de Jesus
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Sobre a ACSPA Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região. 

Por Renato Santana de Jesus