Vendas crescem 1% em agosto no varejo paulistano, informa Associação Comercial de SP

Vendas crescem 1% em agosto no varejo paulistano, informa Associação Comercial de SP

Clima frio estimulou a compra de itens da coleção outono-inverno em liquidação, que cresceram 1%, em média, segundo a ACSP. Porém, consumidor continua inseguro em comprar a prazo

São Paulo, 3 de setembro de 2019. O frio tardio durante o mês acabou puxando a ligeira alta nas vendas do comércio paulistano em agosto. Apesar de enfraquecerem diante dos meses anteriores, o movimento registrou crescimento médio de 1%, ante igual período de 2018, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). 

O indicador de vendas à vista subiu 1,4% na comparação anual, devido à procura por itens de vestuário, calçados e artigos de uso pessoal beneficiados pelo clima. Já nas compras parceladas ou a prazo a alta foi de apenas 0,6%.

"Isso mostra que o consumidor, inseguro no emprego, continua cauteloso em fazer compras parceladas - como as de móveis e eletrodomésticos, por exemplo", afirma Emílio Alfieri, economista da ACSP.

Na comparação com julho, a alta média foi maior, de 1,3%, puxada pela venda à vista de itens em liquidação da coleção outono-inverno. Inclusive na compra de lembranças para o Dia dos Pais, que ajudou as vendas a crescerem 6,1%. Já no movimento a prazo, o resultado ficou negativo em 3,5%. 

"São resultados normais, que refletem a sazonalidade do mês e melhoram com a data comemorativa", diz Alfieri. "Porém, mesmo com essa data na quinzena, o resultado das vendas parceladas é reflexo dessa cautela."

No acumulado de janeiro a agosto de 2019, a alta média ficou em 1,8%, sendo que as vendas à vista cresceram 2,4% no período, e as a prazo, 1,2%. "Ao analisar o resultado do ano, embora tenham predominado grandes flutuações ao longo dos meses, o número ficou ligeiramente abaixo da projeção de alta de 2% nas vendas para o comércio paulistano no mês", afirma. 

Mas há boas perspectivas para setembro, segundo o economista da ACSP: até então considerado um mês fraco para o comércio, as promoções e ofertas da recém-lançada Semana do Brasil, que será realizada entre os dias 6 e 15 de setembro, devem ajudar a melhorar os resultados das vendas no período. 

"Muitos varejistas estão se engajando em função dessa campanha para melhorar o movimento. Com a ajuda da liberação do FGTS e do PIS/PASEP, mais a antecipação do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS, esse número pode surpreender", finaliza. 

BALANÇO DE VENDAS ACSP
Variação % - Agosto/2019

Modalidade

Agosto 2019 /
Julho 2019

Agosto 2019 /
Agosto 2018

Acumulado 2019 / Acumulado 2018

Últ. 12 M /
12 M Ant.

A PRAZO

-3,5

0,6

1,2

2,1

À VISTA

6,1

1,4

2,4

1,0

Média

1,3

1,0

1,8

1,6

 

Fonte:Baseado em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços (BVS) – ElaboraçãoIEGV/ACSP

 

Mais informações:
Danielle Pessanha
Assessoria de Imprensa
dpessanha@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 99196-4972

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

 

 

Por ACSP