Vendas crescem 1% em agosto no varejo paulistano, informa Associação Comercial de SP
Clima frio estimulou a compra de itens da coleção outono-inverno em liquidação, que cresceram 1%, em média, segundo a ACSP. Porém, consumidor continua inseguro em comprar a prazo
São Paulo, 3 de setembro de 2019. O frio tardio durante o mês acabou puxando a ligeira alta nas vendas do comércio paulistano em agosto. Apesar de enfraquecerem diante dos meses anteriores, o movimento registrou crescimento médio de 1%, ante igual período de 2018, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O indicador de vendas à vista subiu 1,4% na comparação anual, devido à procura por itens de vestuário, calçados e artigos de uso pessoal beneficiados pelo clima. Já nas compras parceladas ou a prazo a alta foi de apenas 0,6%.
"Isso mostra que o consumidor, inseguro no emprego, continua cauteloso em fazer compras parceladas - como as de móveis e eletrodomésticos, por exemplo", afirma Emílio Alfieri, economista da ACSP.
Na comparação com julho, a alta média foi maior, de 1,3%, puxada pela venda à vista de itens em liquidação da coleção outono-inverno. Inclusive na compra de lembranças para o Dia dos Pais, que ajudou as vendas a crescerem 6,1%. Já no movimento a prazo, o resultado ficou negativo em 3,5%.
"São resultados normais, que refletem a sazonalidade do mês e melhoram com a data comemorativa", diz Alfieri. "Porém, mesmo com essa data na quinzena, o resultado das vendas parceladas é reflexo dessa cautela."
No acumulado de janeiro a agosto de 2019, a alta média ficou em 1,8%, sendo que as vendas à vista cresceram 2,4% no período, e as a prazo, 1,2%. "Ao analisar o resultado do ano, embora tenham predominado grandes flutuações ao longo dos meses, o número ficou ligeiramente abaixo da projeção de alta de 2% nas vendas para o comércio paulistano no mês", afirma.
Mas há boas perspectivas para setembro, segundo o economista da ACSP: até então considerado um mês fraco para o comércio, as promoções e ofertas da recém-lançada Semana do Brasil, que será realizada entre os dias 6 e 15 de setembro, devem ajudar a melhorar os resultados das vendas no período.
"Muitos varejistas estão se engajando em função dessa campanha para melhorar o movimento. Com a ajuda da liberação do FGTS e do PIS/PASEP, mais a antecipação do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS, esse número pode surpreender", finaliza.
BALANÇO DE VENDAS ACSP | ||||
Modalidade | Agosto 2019 / | Agosto 2019 / | Acumulado 2019 / Acumulado 2018 | Últ. 12 M / |
A PRAZO | -3,5 | 0,6 | 1,2 | 2,1 |
À VISTA | 6,1 | 1,4 | 2,4 | 1,0 |
Média | 1,3 | 1,0 | 1,8 | 1,6 |
Fonte:Baseado em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços (BVS) – ElaboraçãoIEGV/ACSP
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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 124 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP