São Paulo, 3 de março de 2020. O movimento de vendas na cidade de São Paulo cresceu 2,2% em fevereiro, na comparação com igual mês do ano passado. O número é do Balanço de Vendas elaborado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O destaque foram as vendas a prazo, que costumam ser de maior valor, e cresceram 2,8%. As comercializações à vista também avançaram, mas em menor intensidade, com alta de 1,6% na comparação anual.
A média das vendas a prazo e à vista resulta na alta de 2,2% para fevereiro. “O resultado veio dentro do esperado para o mês. O Carnaval costuma aquecer as vendas em bares e restaurantes, mas não tem grande impacto na comercialização das lojas em geral”, diz Emilio Alfieri, economista da ACSP.
Na comparação com janeiro de 2020, houve queda de 4,1% em fevereiro. O resultado, segundo Alfieri, é normal porque janeiro teve dois dias úteis a mais.
No ano, o movimento das vendas na cidade de São Paulo acumula alta de 2,9%. Nos últimos 12 meses, cresceu 2,5%. “Para o varejo avançar mais, seria importante uma melhora na qualidade do emprego e o aumento da renda”, diz o economista da ACSP.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.
BALANÇO DE VENDAS ACSP | ||||||
Modalidade | Fevereiro 2020 / | Fevereiro 2020 / | Acumulado 2020/2019 | Últ. 12 meses/ | ||
A prazo | 0,6 | 2,8 | 1,8 | 1,3 | ||
À vista | -8,8 | 1,6 | 3,9 | 3,7 | ||
Média | -4,1 | 2,2 | 2,9 | 2,5 | ||
Fonte: amostra fornecida pela Boa Vista SCPC | ||||||
Elaboração: Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP |
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Patrícia Gomes Baptista
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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP