São Paulo, 23 de fevereiro de 2021 – As vendas de fevereiro no comércio da capital paulista melhoraram comparadas a janeiro. A prévia do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base nos dados dos primeiros 15 dias deste mês, mostra que houve crescimento de 8% na movimentação do varejo equiparado com a primeira quinzena deste ano.
A Sampa Week, período de promoções de produtos e serviços que foi prorrogada até o último dia 12, acabou dando o impulso necessário para que este mês fosse um pouco melhor para os lojistas. Comparando esta quinzena com a mesma de fevereiro de 2020, no entanto, registrou-se queda de 5,7%. “A variação negativa é normal, porque em fevereiro de 2020 ainda não eram sentidos os efeitos da pandemia na economia do varejo”, diz Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). “Se não tivesse a Sampa Week, as vendas teriam sido bem piores”, emendou.
A Sampa Week, período de promoções de produtos e serviços que foi prorrogada até o último dia 12, acabou dando o impulso necessário para que este mês fosse um pouco melhor para os lojistas. Comparando esta quinzena com a mesma de fevereiro de 2020, no entanto, registrou-se queda de 5,7%. “A variação negativa é normal, porque em fevereiro de 2020 ainda não eram sentidos os efeitos da pandemia na economia do varejo”, diz Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). “Se não tivesse a Sampa Week, as vendas teriam sido bem piores”, emendou.
O período de promoções criado pela entidade, com apoio do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo e de outras instituições para ajudar a impulsionar a economia paulistana começou no dia 23 de janeiro e terminaria no dia 31, semana do aniversário da cidade. A prorrogação até 12 de fevereiro ocorreu para não prejudicar os participantes – entre eles, os lojistas – que foram muito afetados pelas medidas restritivas determinadas pelo Governo do Estado em janeiro. É que na ocasião foi diminuído o tempo para o funcionamento dos considerados serviços não-essenciais em dias úteis e não houve permissão para a abertura dos estabelecimentos comerciais em fins de semanas da fase vermelha do Plano de Flexibilização da Economia do Plano São Paulo.
No último Balanço de Vendas divulgado houve o registro de uma queda média na movimentação do varejo de janeiro de 2021 confrontado com o mesmo mês de 2020, em consequência das medidas restritivas impostas aos lojistas, de 11,1%. “Agora, se não houver novas medidas restritivas ao funcionamento do comércio, acreditamos que as vendas voltarão a subir nos próximos meses”, afirmou Solimeo. “Neste mês, a variação foi negativa por estarmos em pandemia, mas já há uma clara tendência de crescimento”.
OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Tamer Comunicação
Tercio Braga, [email protected], (19) 99671-4579
Marcelo Picolo, [email protected], (11) 99105-1941
Assessoria de Imprensa ACSP
Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220
Gabriel Daniele, [email protected], (11) 3180-3220
Redes sociais
Facebook: /associacaocomercialsp | Youtube: /acspdigital | Twitter: @ACSP_oficial
LinkedIn: /company/acsp/ | Instagram: @acsp_oficial
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP