À convite do COPS, Paulo Guedes faz palestra na ACSP e afirma que Brasil 'está no caminho certo'

Convidado pelo Conselho Político e Social (COPS) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o Ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, realizou uma palestra de quase duas horas no auditório da entidade, localizado no prédio-sede da ACSP, no centro de São Paulo. Entre dados e mensagens de confiança, Guedes afirmou que o País "está no caminho certo".

Durante a sua apresentação, denominada como "As perspectivas da nossa economia diante da conjuntura mundial", o ministro fez um balanço dos últimos quatro anos em que esteve no governo federal, lembrou das dificuldades enfrentadas por conta da pandemia de Covid19, apresentou dados e reiterou sua confiança na gestão do Presidente Jair Bolsonaro.

"O Brasil está numa posição privilegiada em relação ao mundo. Ao contrário do que vemos por aí, somos muito respeitados lá fora. Após um período de conturbação, alcançamos 'velocidade de cruzeiro'. Agora estamos, certamente, no caminho certo", comentou.

Entre outros temas, Guedes falou sobre salário mínimo, pandemia, crescimento econômico, impostos, aposentadorias, desemprego, juros, funcionalismo público, inflação, além de expor sua avaliação sobre o momento político, pautado pela eleição presidencial que acontece ainda nesta semana.

"Eu, se fosse o Bolsonaro, diria ‘tudo que o Lula fizer, eu faço mais. Se você paga um salário mínimo de R$ 1, 2 mil, eu pago R$ 1,4 mil'. E daí por diante", sugeriu Guedes. "Só tenho uma certeza: quem não desvia recursos tem condição de pagar melhor", acrescentou.

O ministro repetiu, ainda, que o Brasil "está no caminho da prosperidade" e que está em situação melhor do que países desenvolvidos ao redor do mundo.

Além disso, Guedes afirmou ter boas expectativas de que o Brasil conseguirá ver seu indicado, Ilan Goldjfajn, ser eleito como presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 2023.

Anfitrião do evento, o presidente da ACSP, Alfredo Cotait Neto, se disse honrado por receber Paulo Guedes na entidade em um momento tão relevante da política e da economia do Brasil. "Receber o ministro num momento tão crucial da vida brasileira é um motivo de muita gratidão. É um dia excepcional para o COPS e para a ACSP como um todo", exaltou.

Já o coordenador do COPS, o ex-senador Heráclito Fortes, elogiou o ministro e o relacionou a benfeitorias observadas no ambiente econômico brasileiro nos últimos anos.

"Não conheço um ministro que tenha iniciado e terminado uma gestão como o senhor vem terminando. Enfrentou uma pandemia, adversidades, mas está aqui hoje para dizer a esta associação as benesses que o seu ministério realizou pelo Brasil e, principalmente, que ainda fará", disse Fortes.

Entre diretores, cônsules, autoridades e executivos, o encontro contou também com a presença do ex-ministro da Micro e Pequena Empresa do Brasil e atual assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos.

A palestra de Paulo Guedes pode ser conferida na íntegra no link a seguir: https://bit.ly/3TNJxyz

Abaixo, você pode acessar as fotos do encontro realizado na sede da ACSP: https://bit.ly/3W9MACW

Por ACSP