Na quinta-feira (3), Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP, recebeu, na sede da entidade, Ricardo Dias, presidente da Associação Brasileira de Eventos (ABRAFESTA).
No encontro, foi realizado o convite à ABRAFESTA para integrar o Conselho Consultivo da ACSP. Além disso, Dias compartilhou que a entidade trabalha na criação de projeto de MEI para o setor de eventos.
Representando uma área crucial para a economia, o setor de eventos contribui com 4% do PIB brasileiro, gerando 300 bilhões de faturamento, além de arrecadar R$ 42,3 bilhões em impostos federais. Esses números reforçam a importância de iniciativas que promovam a formalização e o crescimento sustentável do setor.
Recentemente foi realizado um estudo da ABRAFESTA que mostrou que 80% dos trabalhadores do setor de eventos são informais. “O número está acima da média nacional de 36% são base da pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso se deve a natureza sazonal desse tipo de serviço, pela maioria ser pequenas empresas e por conta do uso de temporários sem registro formal”, afirmou Dias.
Os dados do IBGE que a ABRAFESTA compilou mostrou que, somente em 2024, o número total de trabalhadores informais no Brasil foi de 38,8 milhões. Foi observado uma leve redução em comparação com os 39,4 milhões do trimestre anterior. Entretanto, o número ainda foi maior que os 38,2 milhões registrados em fevereiro de 2023. Destes, quase 10 milhões são do setor de eventos, como a maior parte diretamente impactada pela informalidade.
“Com a entrada da ABRAFESTA no nosso Conselho Consultivo poderemos lutar juntos por muitas pautas em comum”, destacou Ordine.
Participaram da reunião Renan Luiz Silva, superintendente de Serviços Institucionais, e Carlos Kendi, assessor especial da presidência.
Sobre a ABRAFESTA
A ABRAFESTA foi fundada em 2009 por Vera Simão, renomada cerimonialista e organizadora de eventos sociais de luxo. Ela reconheceu as dificuldades enfrentadas pelo mercado de eventos e a falta de uma entidade representativa.
Devido à sua diversidade de segmentos de atuação, a ABRAFESTA rapidamente se tornou uma referência no mercado de eventos sociais e corporativos. Sua atuação promoveu o fortalecimento da indústria e estimulou o relacionamento entre os diferentes segmentos, contribuindo para a união e o crescimento das atividades do setor.
Fotos: flic.kr/s/aHBqjBLax7
Por ACSP