Nesta segunda-feira (5), Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), recebeu, na sede da entidade, José Jorge Nascimento Júnior, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).
Participaram da reunião Alfredo Alves Veloza, membro do Conselho Consultivo, Renan Luiz Silva, superintendente de Serviços Institucionais, Alexandre Ortiz, assessor da presidência, e Daniele Pessanha, gerente de comunicação.
A principal pauta da reunião foi o convite da ACSP a Eletros para integrar o Conselho Consultivo da instituição. Também foi discutida a regulamentação da Reforma Tributária, que traz incertezas para o setor de produtos eletroeletrônicos.
Nascimento disse que o Brasil é o segundo maior fabricante de ar-condicionado do mundo. “A indústria nacional de ar-condicionado enfrenta a possibilidade de um futuro preocupante, com impactos negativos imediatos para a economia brasileira, sua balança comercial e a perda de milhares de empregos na Zona Franca de Manaus”.
Segundo o presidente da Eletros, o estado do Amazonas oferece um crédito estímulo de ICMS de 100% e diferimento para esses produtos. A RT altera significativamente esse cenário. Para os aparelhos de ar-condicionado, o crédito presumido de Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá o ICMS, será reduzido para 55%, diminuindo assim a vantagem competitiva desses produtos.
Nascimento afirmou que “essa redução afetará negativamente a competitividade da produção nacional, resultando em consequências graves como desinvestimento, a transferência de negócios para o exterior e, consequentemente, aumento do desemprego com a perda de milhares de postos de trabalho”, concluiu.
“A ACSP defende a reforma tributária, mas com uma redução da carga e a simplificação das obrigações, por isso, estamos convidando entidades importantes como a Eletros para integrar o Conselho Consultivo para fortalecermos a comunidade empresarial”, destacou Ordine.
Veja as fotos: https://flic.kr/s/aHBqjBCuBY
Sobre a Eletros
A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos – Eletros, reúne e representa as maiores e mais importantes indústrias nacionais de eletrodomésticos e eletroeletrônicos do país.
Sem fins lucrativos, a Eletros foi criada em 1994, e hoje congrega 34 indústrias do setor, espalhadas pelo país. Atua na busca de construir caminhos que fomentem o desenvolvimento do setor e preservem a sua operacionalidade.
Na prática, a missão da Eletros é contribuir para consolidar a indústria nacional como grande geradora de renovação tecnológica, emprego, renda e sustentabilidade.
Por ACSP