ACSP e FHORESP discutem pautas de interesse em comum

Na tarde de terça-feira (28), Renan Luiz Silva, superintendente de Serviços Institucionais; Guilherme Giussani, diretor-técnico da Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem da ACSP (CEMAAC); Antônio Carlos Stefano, coordenador-adjunto especial do Conselho de Política Urbana (CPU); Carlos Kendi, assessor da Presidência; e Leonardo Ramos, chefe de Gabinete da SP Negócios, receberam na sede da ACSP Claudino Velloso Borges Neto e Edson Pinto, respectivamente presidente e diretor da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (FHORESP).

A FHORESP representa mais de 500 mil empresas paulistas, entre hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes e padarias. Entre as pautas de interesse comum, discutidas no encontro, estiveram a adulteração de bebidas com metanol e a urgência em combater a falsificação de bebidas no Brasil.

Edson compartilhou dados do Núcleo de Pesquisa e Estatística da FHORESP, divulgados em abril deste ano, que apontam que 36% das bebidas comercializadas no País são fraudadas, falsificadas ou contrabandeadas. “Vinhos e destilados estão entre os produtos mais afetados pela falsificação. Uma em cada cinco garrafas de vodca vendidas é adulterada”, destacou.

Vale ressaltar que a ACSP divulgou, em 7 de outubro, um manifesto defendendo a recriação de um órgão que realize o controle preventivo e evite esse tipo de adulteração.

Durante o encontro, foi feito o convite para que a FHORESP integre o Conselho Consultivo das Entidades Representativas Parceiras da ACSP, que agora passa a contar com 71 entidades, que representa mais de 90% das atividades empresariais no Brasil.

Renan também apresentou o histórico da entidade, os produtos e serviços oferecidos aos associados e os projetos realizados em parceria com a Prefeitura. “Ao estendermos o convite a vocês da FHORESP, saibam que estão representando um setor muito importante para a economia do nosso País”, afirmou.

Sobre a FHORESP
A Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo, com registro sindical desde 1987, conta com mais de 20 sindicatos patronais filiados e está presente nos 645 municípios do Estado. É a maior representante regional do setor, no Brasil, tanto em faturamento quanto em número de empresas.

Veja as fotos: https://flic.kr/s/aHBqjCz5QW

Por ACSP - 29/10/2025