São Paulo, 8 de dezembro de 2023 – Na quinta-feira (7), data em que celebra 129 anos, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) recebeu convidados, dirigentes e colaboradores para uma solenidade especial que contou com a entrega do prêmio de empreendedorismo Antônio Proost Rodovalho ao empresário Samuel Seibel, proprietário da Livraria da Vila, marca que nasceu em 1985 com a loja na rua Fradique Coutinho, na Vila Madalena.
O evento iniciou com os presentes cantando o Hino Nacional. Em seguida, o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, ressaltou que um dos motivos para Samuel Seibel, ser o escolhido para receber o tributo neste ano foi o fato do homenageado ser uma figura ímpar e referência nacional como livreiro. “Na pandemia, quando vários comerciantes estavam fechando suas portas, Samuel, na contramão, aumentava o número de unidades de 10 para 18, e no próximo ano deve chegar a 20 com a inauguração das lojas em Brasília e Curitiba”.
O presidente executivo da Companhia Melhoramentos, Rafael Gibini, contou que a empresa propôs a criação do prêmio à ACSP em 1992, sendo também a associada número 1 da entidade. “Essa homenagem, que leva o nome do nosso fundador e primeiro presidente da ACSP, é muito importante para a companhia e celebra um empreendedor nato, que faz um trabalho excelente num setor que sofreu muito nos últimos anos. Há quanto tempo estamos ouvindo que as livrarias iriam sumir junto com os livros físicos? Samuel nos mostra o contrário com 18 lojas no mercado. É um reconhecimento merecido para toda a família de colaboradores da Livraria da Vila pela resiliência em manter tão firme esse legado, proporcionando educação, cultura e conhecimento para o povo brasileiro”, enfatizou.
Na ocasião, também foi feita uma homenagem in memoriam a Alfried Plöger (1939-2020), vice-presidente da ACSP nas gestões de 1995-1997, 1997-1999 e 1999-2001, e membro do Conselho de Administração da Companhia Melhoramentos. Quem recebeu o tributo foi o irmão, Ingo Plöger. “Estou profundamente tocado em receber esta homenagem, porque sei que meu querido irmão, permanece vivo em todos aqueles que o conheceram”.
Samuel Seibel agradeceu a homenagem e transmitiu sua gratidão aos funcionários da Livraria da Vila. “Estou feliz em receber este prêmio de uma associação de 129 anos e de uma companhia parceira de 133 anos, então é uma responsabilidade gigante para minha empresa de apenas 38 anos. Considero que vivemos um momento difícil no varejo e me questiono diariamente se realmente as pessoas identificam o valor da palavra, do livro, da livraria. Somos uma empresa bem administrada, crescendo com capital próprio e expandindo na contramão, principalmente quando o mundo enfrentava uma pandemia. Tudo isso nos motiva e nos impulsiona porque acreditamos que boa parte dos brasileiros gosta de frequentar ambientes físicos e, acima de tudo, adora livros, seja para consumo próprio ou para presentear”.
Veja as fotos: bit.ly/3No08I7
Por ACSP