ACSP inaugura sexto posto oficial da Junta Comercial de São Paulo

Na manhã desta quinta-feira (25), o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, inaugurou o sexto posto oficial da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), na Sede Distrital São Miguel Paulista. Ao seu lado, na cerimônia solene de inauguração, Marcio Shimomoto, presidente da JUCESP, o Superintendente da Distrital, Napoleão Peixinho, e Renan Luiz Silva, superintendente de Serviços Institucionais da ACSP, além do subprefeito de São Miguel Paulista, Divaldo Rosa, representando o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes.

Segundo Ordine, o posto oficial inaugurado fortalece uma característica da ACSP de ser um “Poupatempo do Empreendedor”, uma vez que concede mais celeridade e atendimento mais qualificado a empreendedores, profissionais liberais, contadores, advogados e pequenos empresários em seus trâmites societários de abertura, alteração e encerramento de empresas.

Entre as Distritais da zona leste, este é o terceiro posto da JUCESP inaugurado, mas, ao todo, são seis postos nas seguintes sedes: Norte, Pinheiros, Sul, Penha, Ipiranga e, agora, em São Miguel, extremo leste da capital paulista.

“Com alegria, compareço a este dia de festa, aqui em São Miguel, bairro com história muito bonita e repleto de empreendedores desbravadores que transformaram o comércio local em terceiro maior de São Paulo, perdendo apenas para o da ‘25 de Março’ e ‘Brás’”, relembrou Ordine, aproveitando para parabenizar a todos os são-miguelenses pelos 465 anos do bairro, a ser comemorado, oficialmente, no próximo dia 29 de setembro.

Na sequência, Shimomoto agradeceu a presença de todos, destacando sua felicidade em presenciar o crescimento de São Miguel e de toda a zona leste da capital paulista, e acrescentou os feitos da JUCESP em âmbito estadual. De acordo com ele, das metas impostas pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a autarquia está prestes a atingir uma delas, que é a redução do tempo médio de abertura de empresas para 8 horas. Além disso, enalteceu uma Junta “mais digitalizada, desburocratizada, fácil e rápida para o empreendedor paulista”, citando que o saldo de aberturas de empresas no estado já é 30% maior do que no ano passado, totalizando 140 mil empresas abertas somente no primeiro semestre de 2025.

O presidente da autarquia comentou ainda que a inauguração de mais um posto oficial na ACSP, parceira há mais de 20 anos, vem ao encontro da missão da JUCESP de estar cada vez mais próxima da população, nos municípios e nos bairros. Ele parabenizou e agradeceu a ACSP pela parceria. “A Associação Comercial sempre se prontifica em nos ajudar, proporcionando não apenas o atendimento, mas também capacitação, treinamentos, palestras, além de toda a divulgação dos nossos serviços”, declarou.

Divaldo Rosa e o anfitrião do evento, Napoleão Peixinho, destacaram a pujança de São Miguel Paulista, com mais de 400 mil habitantes e 24.6 Km2 de área, e de seu comércio, que atrai pessoas da cidade de Guarulhos para realizarem compras no bairro. Peixinho ainda elencou que São Miguel é “diferenciado, apesar de estar no extremo leste, por ter Lions Clube, Maçonaria e a [indústria] Nitro Química”, com 90 anos de atuação local e pioneira da indústria química no Brasil.

Ao final da cerimônia, a frente de honra descerrou, junto, a placa comemorativa, oficializando a inauguração de mais um posto da Junta Comercial. Mas antes de encerrar, o presidente da ACSP convidou a todos a participarem do “Natal Iluminado 2025”, instigando os empreendedores e comerciantes a se inscreverem no concurso que elegerá as melhores decorações natalinas de São Paulo, e puxou uma salva de palmas a São Miguel Paulista.

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjCvnMy

Por ACSP - 25/09/2025