O Conselho do Varejo (CDV) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) promoveu, na quinta-feira, dia 8 de setembro, uma visita técnica ao Centro Universitário da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). O intuito era conhecer tecnologias desenvolvidas na Facens e que podem auxiliar a inovação na área de varejo.
Durante a visita, a comitiva convidada pela ACSP, cuja lista integram vice-presidentes, secretários e representantes da entidade, puderam conhecer, entre outros locais, o laboratório de inovação de games e aplicativos, o laboratório de inovação voltado a competições de engenharia, o centro de empreendedorismo, o laboratório de inovação comercial, o laboratório de prototipação, o laboratório de cidades inteligentes, além do centro de tecnologia para construções da Faculdade.
O encontro foi coordenado pela vice-presidente da ACSP e coordenadora do CDV, Roseli Garcia, que comentou a visita: "a Facens é um centro de inovação e empreendedorismo extraordinário. Realizamos a visita com o objetivo de ampliar nossas perspectivas sobre o que pode ser aplicado no varejo e ficamos favoravelmente surpresos com tanta coisa que está sendo testada tao perto de todos nós e que farão uma grande diferença se adaptadas para uso pelos lojistas. Nosso proximo passo será estudar os insights recebidos e transformar essa aproximação em uma grande parceria", comentou.
Na Facens, o grupo do CDV foi recebido pela diretora do Smart Campus Facens, Regiane Relva Romano, que organizou a visita e comemorou os resultados da reunião.
"Aqui, queríamos demonstrar o que existe de inovação e o que pode ser aplicado no varejo, além de mostrar como as tecnologias aplicada a cidades inteligentes podem ser levadas a todos os elos da cadeia de suprimentos", salientou.
Romano realizou uma visita recente à sede da ACSP, onde fez uma apresentação sobre a Facens com demonstrações de como a tecnologia desenvolvida no campus pode auxiliar os empreendedores a inovarem na área do comércio e varejo.
"Muitas vezes nós vamos para fora do Brasil buscar inovações, sendo que por aqui temos muitas delas em pleno funcionamento e o melhor: criadas aqui dentro por alunos e professores brasileiros. Fazemos parte de uma comunidade que ama inovação e quer levar essas aplicações ao varejista local", afirmou a diretora.
Ainda segundo Regiane Romano, todas as tecnologias e inovações desenvolvidas na Facens levam em conta o tema sustentável e, de forma mais recente, as regras aplicadas conforme pelo método Environmental, social and Governance, popularmente conhecido como ESG.
A Facens, além disso, possui cursos de graduação voltados a área de inovação e tecnologia, tanto nas modalidades presencial quanto de Ensino à Distância (EaD). O Centro Universitário também possui MBA nos mesmos moldes da graduação.
Os cursos da Faculdade podem ser conferidos no site do centro universitário:
Confira a seguir as fotos da visita realizada pela comitiva do CDV/ACSP à Facens: https://bit.ly/3RXLjvS
Por ACSP