O Conselho do Varejo (CDV) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), sob a coordenação da vice-presidente da entidade, Roseli Garcia, recebeu, na última segunda-feira, 7 de novembro, a Head de Soluções Globais para Negócios do Tik Tok, Gabriela Chaves Schwery Comazzetto, para uma palestra no auditório da ACSP.
Sob o tema "a nova maneira de se comunicar com seu público e vender mais", a apresentação da representante da rede social mostrou como a plataforma pode ser potente no sentido de aproximar os clientes e impulsionar as vendas de comerciantes e varejistas.
"Qualquer marca ou empresa de qualquer tamanho pode utilizar o Tik Tok como plataforma de negócios e vender os seus produtos. Não importa quantos seguidores você tem, mas sim a história que você tem para contar", afirma Comazzetto.
A palestrante apresentou, ainda, dados relevantes sobre a potência da plataforma no sentido de gerar resultados para empresas. Por exemplo, segundo levantamento da rede social, 76% dos usuários do Tik Tok se dizem abertos a ouvir sobre novos produtos em anúncios.
Outro dado importante apresentado por Gabriela foi que, de acordo com pesquisa do Tik Tok, 67% de seus usuários já afirmaram que viram na plataforma produtos que não conheciam, enquanto 88% disseram utilizar a rede como ferramenta de busca para encontrar novas opções de lazer, serviços e produtos.
"Tudo isso traz uma oportunidade de forma orgânica. Há muitos exemplos de campanhas, como de Brahma e Magazine Luiza, que viralizaram no Tik Tok e fizeram sucesso", conta Comazzetto.
Vice-presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, elogiou a iniciativa do CDV de promover a palestra da representante do Tik Tok e ressaltou a importância do Comércio se reinventar a todo momento.
"A ACSP, nesta atual gestão, tem um tripé, cuja base principal é o varejo. E vocês estão aqui representando efetivamente a essência desta entidade. O comércio vem passando por transformações e, mesmo que saibamos da certeza da sobrevivência do espaço físico, é preciso sempre se reinventar. Agradeço a palestrante pelo importante depoimento e a parabenizo pela performance de sua exposição", elogiou Ordine.
Além da Head de Soluções Globais para Negócios do Tik Tok, a palestra promovida pelo CDV contou com a participação do presidente da Associação de Lojistas do Brás (Alobrás), Lauro Pimenta, que contou um pouco da experiência dos comerciantes da região sobre o uso de plataformas digitais para vender mais.
"O comércio popular precisa se engajar nisso. Muitas vezes ficamos um pouco para trás em comparação a grandes empresas, onde a informação chega primeiro. Creio que o Tik Tok traz uma questão mais democrática, pois se você se engajar e fazer um vídeo viralizar, o negócio pode se destacar", disse Pimenta.
Para ele, o uso de plataformas e redes sociais para divulgação de produtos tem se intensificado no comércio popular, mas ainda em velocidade que poderia ser maior, na sua avaliação.
A palestra contou, ainda, com a presença da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Ana Claudia Badra Cotait.
Quer conferir como foi a apresentação da representante do Tik Tok? Confira nos links a seguir as fotos da palestra e o vídeo com a íntegra do evento:
Vídeo: https://bit.ly/3NXsE2i
Fotos: https://bit.ly/3E3rL3A
Por ACSP