São Paulo, 26 de abril de 2023 — A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por meio do Comitê de Civismo e Cidadania (COCCID) e de sua Distrital Tatuapé, promoveu, na última quarta-feira, 26 de abril, no Centro Cultural de Vila Formosa, zona leste da capital paulista, o cerimônia de lançamento do Roteiro Histórico de Vila Formosa.
Assim como outros roteiros já produzidos pelo COCCID, o editorial traz imagens e o contexto histórico de monumentos, parques, praças, imóveis e outros atrativos que contemplam o famoso bairro que, aliás, completou 100 anos de existência em outubro de 2022.
O evento, cuja abertura foi realizada pela banda da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM), contou com a presença de cerca de 250 pessoas entre autoridades, personalidades, lideranças institucionais, empreendedores e moradores da região.
Em seguida, houve uma apresentação do Coral Esplendor, que reproduziu o hino oficial de Vila Formosa, para na sequência dar-se início às homenagens feitas à personalidades do bairro como, por exemplo à curadora e idealista do livro, Silvia Inêz Machado.
Historiadora e Escritora, Silvia também é diretora vice-superintendente da Distrital Tatuapé, além de presidente da Socidade dos Amigos de Vila Formosa. Foi a diretora que desenvolveu a seleção de locais históricos e os textos que contemplam o roteiro.
"Estou na ACSP há mais de 20 anos e aceitei o desafio de contribuir com o roteiro desde que ele fosse lançado durante as festividades do centenário de Vila Formosa. Apresentamos o projeto ao COCCID e imediatamente ele foi aprovado", comenta a escritora na abertura do editorial.
A cerimônia de lançamento foi encerrada pelo Coral Articurando, que faz parte do Centro Cultural de Vila Formosa.
Coordenador do COCCID e vice-presidente da ACSP, Samir Nakhle Khoury, destacou algumas das virtudes do bairro centenário. "Desse breve raciocínio sobre a arte de viver de forma solidária e eficaz, destacamos como ótimo exemplo a maravilhosa comunidade da Vila Formosa, cuja plêiade inconteste de líderes vem edificando um lindobairro, gerando essa verdadeira célula matriz às demais socidades. Assim, rendemos a nossa homenagem aos pioneiros da famosa e formosa vila, na certeza de que o legado comunitário será duradouro", afirma.
Origem e nome notável
A denominação "Formosa" foi inicialmente comentada por donos de terras locais e proprietários da Companhia Melhoramentos do Brás, embora estórias recorram a uma ligação entre o nome Vila Formosa e a cidade de Ilha Bela, no litoral, que antigamente chamava-se Formosa.
No bairro, fixaram-se, primeiramente, imigrantes italianos, portugueses, espanhóis e migrantes nordestinos. Na sequência, chegaram libaneses, árabes e interioranos do Estado de São Paulo.
Apesar do processo de verticalização pelo qual passou nos últimos 100 anos, a Vila Formosa destaca-se por ser um dos distritos paulistanos mais arborizados, contando com mais de 100 praças e outras dezenas de áreas ajardinadas, inclusive com árvores de origem frutífera.
Dentre os principais pontos históricos retratados no roteiro, estão locais como a praça Anna Dos Santos Figueiredo, o Shopping Anália Franco, a Universidade Cruzeiro do Sul, o Rotary Club de São Paulo Vila Formosa, a Estátua do Davi, o Jardim Anália Franco, a Igreja Santo Antônio de Categeró, a Paróquia São Benedito das Vitórias, o Mercado Municipal Antônio Meneguini, o Colégio, Santuário e a Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, o Centro Cultural e Biblioteca da Vila Formosa, o Cemitério Parque, o Cemitério da Vila Formosa, além de clubes, obras, entre outros.
No link a seguir, confira as fotos da solenidade de lançamento do Roteiro Histórico da Vila Formosa.
Por ACSP