COCCID visita Largo São Francisco em homenagem ao mês do advogado

O Comitê de Civismo e Cidadania (COCCID), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP), realizou, na terça-feira (20), visita ao Largo São Francisco, berço dos cursos jurídicos no Brasil e dos principais movimentos políticos da História do País. A iniciativa foi pensada para comemorar o “Mês dos Advogados” e encerrou os trabalhos de agosto do comitê.

Neste ano, foi a segunda visita do COCCID a um lugar histórico do centro paulistano. A primeira ocorreu no Pateo do Collegio, reinaugurando as luminárias a gás. Essas ações visam valorizar os espaços públicos, e “contribuem com o projeto de revitalização da região central da capital paulista, que conclama os cidadãos a revisitarem o centro histórico, conhecendo-o e reconhecendo-o como seu também”, afirmou Samir Nakhle Khoury, vice-presidente da ACSP e coordenador do COCCID.

“Essas visitas ressaltam o direito e dever de cada cidadão. Precisamos usufruir dos nossos espaços públicos, porque, justamente por serem públicos, a cada segundo que não exercemos nossa cidadania, frequentando e valorizando preciosidades como as desse centro histórico, de alguma forma, nós perderemos o que ainda resta daqui”, declarou.

Na visita-guiada ao Largo São Francisco, o grupo com 52 membros do COCCID e convidados, como João Tomas do Amaral, do IHGSP, tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da Igreja das Chagas do Seráphico Pai Francisco, do Convento e Santuário São Francisco e Faculdade de Direito da USP.

Das 14h às 18h, foram recepcionados pelos dirigentes das referidas entidades, e todos puderam apreciar suas instalações com espaços nobres e repletos de obras de arte sacra, cuja história se confunde com a da cidade de São Paulo e a do Brasil.

Na visitação às igrejas, houve entrega de mimos, entre eles, as “pílulas do Frei Galvão”, embaladas e distribuídas por lá. Outra surpresa foi o passeio ao conservado cemitério existente no Santuário, onde estão depositados restos mortais de figuras eminentes da história nacional.

No auditório da Faculdade de Direito, os participantes acompanharam palestra sobre o curso de Direito no Brasil e debateram acerca das dificuldades, êxitos e virtudes da profissão no País.

Vale ressaltar que foi dessa faculdade que emergiram presidentes da República, governadores, prefeitos e diversas autoridades e representantes da advocacia e da cidadania.

Em setembro, Samir antecipa que o COCCID visitará outro local simbólico do centro histórico paulistano.

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjBEdu5

Por ACSP