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No dia 26 de julho, a Distrital Noroeste da ACSP, realizou a palestra “Aumente as vendas de seu negócio através do Marketing Digital”, ministrada por Vinicius Nascimento, Anna Gouveia e Leonardo Domenichelli, todos Especialistas em Marketing Digital na Goomark.

Durante a palestra destacou-se a importâncida que apostar em estratégias de marketing digital pode impulsionar uma marca no mercado e elevar o número de vendas. Existem diversas técnicas e estratégias que podem ser aplicadas no plano de marketing para expandir o alcance e visibilidade. Além de trabalhar na nutrição e geração de leads é importante fazer com que a marca apareça no topo dos resultados dos mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo!.

Foi destacado que quem aparece mais nos resultados de busca consegue mais cliques e com mais cliques a marca aumenta a distribuição de conteúdo e o número de potenciais clientes. Com uma boa estratégia de marketing digital, consequentemente, aumenta-se o número de vendas.

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que em português significa otimização para mecanismos de busca, são técnicas aplicadas justamente para aperfeiçoar os resultados de busca orgânica em ferramentas como o Google, Bing e Yahoo!.

A busca orgânica é aquela em que não se faz um investimento específico para aparecer no topo dos resultados de pesquisa, e se localiza abaixo dos resultados pagos. Esses resultados são calculados por boots do Google, por exemplo, que medem diversos aspectos do site e verificam se ele se encaixa com as palavras-chave pesquisadas.

Porém, além do uso de palavras-chave, é importante que toda a estrutura de um site seja trabalhada com técnicas de SEO, e isso inclui uma atenção especial a detalhes como descrição de imagens e headers, além de diversos códigos. Isso é fundamental porque o algoritmo do Google lê esses códigos, e são as descrições das imagens, por exemplo, que vão dizer para ele o que essa imagem significa. Do contrário, seria como se aquela imagem fosse um espaço em branco no site, o que pode prejudicar os resultados positivos.

COMO VENDER MAIS APROVEITANDO AS TÉCNICAS DE SEO?

3 MANEIRAS DE OTIMIZAR SUAS VENDAS ATRAVÉS DE SEO

Existem algumas estratégias para vender mais utilizando as técnicas de SEO, e ainda colocar o site da empresa no topo dos resultados de pesquisa dentro do setor e fazer o plano de marketing digital render ainda mais como por exemplo:

1 - Desenvolva conteúdos atraentes

É importante conhecer quem são os clientes para entender melhor os seus interesses, gostos e comportamentos. Defina um calendário de desenvolvimento de conteúdos focados em palavras-chave relacionadas a cada segmento de serviço ou produto, e crie conteúdos que vão esclarecer informações e tirar dúvidas dessas pessoas.

Os mecanismos de busca, como o Google, trabalham de forma robótica, verificando conteúdos completos, que trabalham com a aparição das palavras buscadas e oferecem um material útil. Criar materiais ricos para download como ebooks, infográficos, vídeos e podcasts, podem ser maneiras muito interessantes de se destacar e chamar a atenção do público, oferecendo conteúdo diferenciado.

2 - Escolha bem as palavras-chave

Quanto mais ampla parecer a palavra-chave que você utilizar, menos segmentada vai ser a busca que a marca vai concorrer com outros sites. Palavras-chave compostas, as chamadas long tails ou cauda longa, são importantes e devem ser levadas em consideração pela sua capacidade de segmentação de conteúdo e de público.

Quem busca por: celular promoção, vai encontrar diversos tipos de celulares. Agora quem procura por: celular câmera frontal 8mp 64gb 4ram, está procurando por aparelhos celulares com características bem específicas.
Um cliente decidido está mais apto a realizar uma compra, pois ele já tem em mente o que quer adquirir. E para isso, as técnicas de SEO são válidas e muito importantes para fazer o seu site se destacar nos resultados de busca.

Dificilmente alguém vai para a segunda ou terceira página de resultados. Por isso, é importante investir em SEO e garantir que o site apareça entre os primeiros resultados quando as suas palavras-chave forem utilizadas para busca.

3 - Otimize seu site

Mais do que as palavras-chave, a otimização de um site é fundamental para impulsionar as oportunidades de venda para a empresa através de SEO. O título dos conteúdos, URL dos links do site e a descrição dos mesmos aparece no resultado das buscas.

É parte do trabalho de SEO otimizar esses detalhes para tornar tudo mais amigável e cativante aos olhos do usuário. Prefira sempre URLs curtas e fuja dos aglomerados de números. Para os títulos é interessante ser conciso, porém atraente.

Nos conteúdos, sempre direcione o público para outras leituras ou para fazer download de materiais disponíveis. As práticas de SEO, diferente do uso do AdWords podem levar mais tempo, mas proporcionar resultados a longo prazo. Enquanto o AdWords, que são os anúncios pagos no Google, podem ser utilizados para alcançar o público-alvo durante promoções e ações mais específicas e possuem um prazo de validade, que é o período de campanha de acordo com o valor de investimento feito.

É interessante associar as técnicas de SEO com a sua estratégia de marketing para buscar gerar o máximo de resultados possíveis do trabalho de marketing digital feito para cada marca. Tendo em vista que o SEO é capaz de trazer resultados de divulgação da marca, sem investimento em anúncios, mas é um trabalho de longo prazo, técnica que vale muito a pena aplicar.

OS 5 PASSOS PARA INICIAR A SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING

Pequenas e médias empresas, independente de segmento e tamanho estão se destacando cada vez mais no mercado, principalmente por sua presença digital. É fato que uma boa estratégia de marketing aliada a uma execução eficiente pode trazer excelentes resultados.

As empresas que investem em estratégias de marketing digital, possuem mais chances de se sobressair no mercado, isso porque um bom plano de marketing valoriza e amplia a visibilidade da marca.
Aumentar o número de vendas e a cartela de clientes são conquistas e consequências de uma estratégia de marketing digital bem-sucedida, por exemplo:

Como definir uma estratégia de marketing?

Antes de mais nada, é interessante contar com a ajuda e atenção de profissionais especializados no ramo para desenvolver uma boa estratégia de marketing. Apostar em estratégias de marketing digital é um bom caminho a seguir, principalmente se for uma pequena ou média empresa. De forma que, por meio das plataformas digitais, a marca alcance maior visibilidade através da distribuição de conteúdo e consiga gerar mais leads.

1. Analisar o ambiente e concorrentes de mercado

É fundamental colocar no papel seus pontos fortes e fracos como marca, para assim, conseguir desenvolver uma estratégia de marketing focada na resolução dos problemas reais.
Além disso, deve-se definir e separar uma verba específica para as ações que serão realizadas, caso contrário, não será possível sustentar a estratégia de marketing a longo prazo e isso pode afetar os resultados.

2.Conheça e entenda quem são os clientes e desenvolva buyer personas

É fundamental que você entenda e conheça quem são os consumidores dos seus produtos ou serviços. Só assim, é possível definir mais precisamente qual conteúdo deve ser produzido para alcançar esse público.
As buyer personas, são perfis fictícios que representam o cliente ideal para uma empresa. Através da persona é possível compreender melhor os problemas enfrentados pelo público-alvo e apresentar soluções. Estratégias de marketing com buyer personas bem definidas tendem a gerar resultados mais positivos.

Além de humanizar mais a marca, já que o perfil da buyer persona representa um personagem mais complexo, com interesses específicos e proporciona a chance de conversa entre empresa e potencial consumidor de forma mais segmentada, ainda facilita o direcionamento de conteúdo diretamente para semelhantes que buscam as mesmas soluções.

3. Tenha bem claro a sua meta e objetivo

Para desenvolver uma boa estratégia de marketing é imprescindível que se estabeleçam metas e objetivos a serem alcançados. Discutir se a estratégia de marketing será focada no digital ou se terá apoio de mídias tradicionais também é importante.

Com objetivos traçados e organização da estratégia, fica mais fácil definir o restante do plano e saber qual rumo se está tomando conforme é colocada em ação a estratégia de marketing. Com o tempo é possível perceber se está mais próximo do objetivo e se o plano de marketing vem sendo eficiente.

4. Otimizar o website da sua marca

O site da empresa deve acompanhar a sua estratégia e isso significa utilizar da técnica de SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é que a otimização para ferramentas de busca.
É essencial que o site seja otimizado para melhorar a visibilidade e divulgação da empresa em sites de busca como o Google, por exemplo.

5. Forme um time de profissionais competentes para cada função

Para estruturar estratégia de marketing e quando for colocar em ação o um plano, é interessante contar com a ajuda de empresas especialistas no assunto, ou profissionais qualificados e com experiência no ramo.
Se contratar um time novo ainda não está no seu plano, existem empresas especializadas e qualificadas para cuidar de estratégia de marketing digital.
Lembre-se também que um calendário de atividades e planejamento é fundamental para manter controle de todas as ações realizadas. Além do monitoramento constante e que além de trazer as métricas de resultado, auxiliam para a segmentação do público e constante atualização e direcionamento de estratégia de marketing.

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

 

Por Distrital Noroeste