Roberto Mateus Ordine será o novo presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para o triênio 2023/2026. Ele foi eleito por unanimidade em reunião realizada pelo Conselho Deliberativo da entidade nesta sexta-feira (24), que contou com os votos de 66 conselheiros presentes do total de 75 que formam o conselho da ACSP.
A eleição foi a primeira no período em que já vigora o novo estatuto da ACSP que garante ao novo presidente três anos de mandato. O presidente eleito se mostrou bastante otimista em relação à sua gestão, afirmando que dará continuidade no projeto conduzido por Alfredo Cotait Neto, que deixará o cargo.
“Além de agradecer o apoio de todos, quero salientar que nossa gestão dará sequência aos projetos iniciados na anterior. Estamos alinhados e conscientes da importância da modernização da entidade. Somos a continuidade de uma gestão bem-sucedida”, frisou Ordine.
A reunião que elegeu o novo presidente foi conduzida por Alfredo Cotait Neto, que também é presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), e contou com a presença do secretário de Estado de Projetos Estratégicos do Governo de São Paulo e ex-presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos.
Afif exaltou a importância da ACSP para o setor empresarial durante sua trajetória centenária. “As mudanças e avanços recentes nos fazem acreditar que a gestão Ordine trará ótimas perspectivas para a nossa entidade”, afirmou o ex-presidente.
Também compuseram a mesa o ex-presidente da ACSP e coordenador da Comissão Eleitoral, Rogério Amato, além membro vitalício do Conselho Deliberativo, vice-presidente Marcos Nascimento, escolhido como secretário da mesa.
O novo presidente afirma estar confiante numa gestão conduzida pela transparência e pela governança. “Nos últimos anos, a ACSP se tornou uma voz importante e influente ampliando a sua área de atuação. Daí a necessidade de uma governança que permita a participação de todos garantindo assim nossa confiabilidade e credibilidade”, complementou Ordine.
Currículo
Nascido em São Paulo, Roberto Mateus Ordine é advogado formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo e pela Cornell University (USA).
É o atual presidente eleito da Associação Comercial de São Paulo (gestão 2023-2026).
É vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – FACESP, presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem da ACSP – CEMAAC, conselheiro da JUCESP, do SEBRAE e da BOA VISTA S/A.; consultor jurídico taxes and finances da Sincomaco/Anamaco, Aremasp, ADICISP, membro do Conselho Superior de Direito e do Conselho de Assuntos Tributários da Fecomercio-SP e do Instituto Brasileiro
de Direito Tributário (IBDT).
Coautor da obra “IR Pessoa Jurídica 1.981” pela editora Brasiliense e “ICMS –
Substituição Tributária 1986” pela FOL Editora, além de artigos publicados em jornais e revistas de grande circulação da época (DCI; Diário do Comércio, Gazeta Mercantil, IASP) e, ainda, do livro “Viva a Família, Morra a Violência” da editora Luz no Lar -1996.
Foi juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo - TIT entre 1991 e 2011; ainda exerceu os cargos de presidente do Rotary Clube São Paulo Liberdade em 2003/2004, diretor-superintendente da Distrital Centro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) nas gestões março de 2001-2003 e 2003-2005, vice-presidente da Associação Viva o Centro entre 2003 e 2022, integrou o Conselho Gestor da FUNDURB, além do cargo de vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo entre 2005 e 2013; e primeiro vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (2019-2023); membro vitalício do Conselho Deliberativo da ACSP nas gestões de 2013 até 2023.
Por ACSP