O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola fez uma palestra sobre as ações e projetos do governo estadual no setor agrícola nesta segunda-feira (24).
Filizzola foi recebido pelo presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, que como de costume, exaltou o agronegócio e compartilhou seus pontos de vista sobre a importância da articulação de ações que ampliem as políticas de desenvolvimento do setor. “A visita do secretário é muito importante para a ACSP. O agro tem alavancado a economia brasileira”, ressaltou Ordine.
O coordenador do Conselho do Agronegócio, Cesário Ramalho fez uma fala inicial destacando a importância de a ACSP ter criado o Conselho do Agro “que tanto tem contribuído para o debate sobre o setor”. Participaram da mesa, o deputado Lucas Diez Bove (PL), um dos apoiadores das propostas do governo do estado para a agricultura, na Alesp, e o consultor e especialista em agro, Plinio Nastari.
O Secretário fez uma apresentação das estratégias que estão sendo adotadas pelo governo do estado. “São Paulo tem um plano de trabalho que contempla quatro pilares”. Filizzola também citou o aumento da produção agrícola com foco na produção de cana, ampliação das terras cultiváveis, regularização de terras com registro de propriedade, por meio do CARS, o que tem beneficiado e recuperado a região do Vale do Ribeira que sofria com grilagem e práticas ilegais em relação ao uso do solo.
Outro objetivo do atual governo é revalorizar o trabalho dos colaboradores da secretaria, especialmente nos institutos voltados à pesquisa agrícola, como Instituto Biológico e Instituto Agronômico de Campinas. Lembrou também a importância de São Paulo para o agronegócio brasileiro com um grande número de produtores e proprietários de pequeno e médio porte, mas que utilizam tecnologia de ponta. Além de ações para aumentar a produtividade, Filizzola recordou que está implantando o projeto do Museu da Agricultura na cidade de São Paulo que será “um meio de educar e levar mais conhecimento sobre o setor ao público.”
Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjBwEz1
Por ACSP