Cuidar do desenvolvimento dos colaboradores é uma das grandes missões de um gestor de pessoas, mas muitos líderes ainda não sabem como apoiar os membros da sua equipe individualmente.
Uma das formas de conhecer cada funcionário de forma mais profunda e contribuir para o seu crescimento é adotar, no dia a dia, a reunião one-on-one (expressão que pode ser traduzida como "cara a cara"). Como o próprio nome sugere, ela envolve o encontro entre apenas duas pessoas, proporcionando uma conversa mais individualizada.
Quer saber mais sobre como funciona a reunião one-on-one, as vantagens que ela pode trazer e como organizar a sua? Então, continue a leitura!
Afinal, o que é uma reunião one-on-one?
Normalmente, as reuniões one-on-one (ou 1:1 e 1-1) acontecem entre o gestor e o colaborador. Elas são previamente preparadas, têm uma pauta específica, duram aproximadamente 30 minutos e ocorrem semanal ou quinzenalmente.
O objetivo geralmente é alinhar as expectativas entre o líder e seu liderado, mas é também uma excelente oportunidade para que o colaborador seja ouvido e possa compartilhar suas ideias e opiniões sobre os projetos e processos de trabalho.
Quais são os benefícios da reunião one-on-one?
As reuniões 1:1 trazem grandes vantagens para as organizações e geram oportunidades de crescimento para a equipe. Alguns dos seus principais benefícios são:
- Aproximação entre gestores e colaboradores
Ter um tempo reservado para essa conversa mais próxima coloca o gestor e o colaborador em posição de igualdade, o que faz a conversa fluir melhor e com mais naturalidade. Na maior parte das empresas, os líderes chamam os funcionários para conversar apenas quando querem dar “bronca”, o que torna essa relação desagradável.
Dedicar esse tempo apenas para o colaborador também faz com que ele se sinta respeitado e valorizado pelo gestor e, consequentemente, pela empresa.
Muitas companhias também adotam o 1:1 como uma estratégia de retenção de talentos, já que por meio dessas conversas é possível identificar insatisfações e incertezas dos colaboradores antes que o problema fique maior.
- Facilita a troca de feedbacks
A reunião one-on-one é a oportunidade ideal para que líderes e colaboradores troquem feedbacks sobre o trabalho um do outro de maneira mais próxima e particular. Isso possibilita uma maior honestidade e confiança. Além disso, nesse momento o colaborador pode ficar mais à vontade para expressar suas ideias e opiniões sobre seu departamento, se achar necessário.
- Identificação e solução mais rápida de problemas
Devido ao foco das reuniões 1:1, elas possibilitam que você colha as informações necessárias para desenhar estratégias que resultarão em soluções mais rápidas e eficientes para problemas encontrados na empresa.
Como fazer reuniões de 1:1 mais eficazes?
Para que essas reuniões realmente cumpram seu propósito, é preciso seguir algumas premissas:
- Seja regular
Para que as reuniões 1:1 cumpram seu objetivo de desenvolver os colaboradores e aproximá-los dos gestores, é importante que elas aconteçam regularmente. O ideal é agendá-las a cada 15 dias, sempre nos mesmos dias e horários para cada colaborador. Assim, ele pode se preparar para a reunião.
- Peça que cada funcionário organize as pautas
As pautas devem ser organizadas pelo colaborador de acordo com a periodicidade das reuniões. Isso é importante para que o assunto não fuja do que deve ser tratado e para que haja uma real evolução.
- Não falte e esteja atento
Diferente de qualquer outra reunião, o momento do é dedicado exclusivamente a você e seu colaborador. Por isso, marque essa conversa em momentos sem interrupções por ligações, e-mails ou outras demandas e que você realmente consiga participar sem distrações. Como se trata de uma programação voltada a ouvir e pensar em estratégias de crescimento para o funcionário, cancelar ou remarcar a reunião pode passar a impressão de que você não se importa com ele. Leve esse compromisso a sério!
Alguns outros pontos são importantes para que as reuniões sejam bem-sucedidas. Faça o possível para conquistar e preservar a confiança do seu colaborador para que ele se sinta sempre à vontade para se abrir. Além de propiciar um clima organizacional melhor para a sua equipe, essa proximidade, como já mencionamos, pode te ajudar a identificar problemas na empresa ou setor com mais facilidade para corrigi-los. Lembre-se que seus colaboradores são seus aliados no desenvolvimento do negócio.
Além disso, aproveite esses momentos mais próximos para expor os pontos que necessitam de melhorias sem causar constrangimento, mas reconheça também os esforços e bons resultados conquistados pelos seus funcionários.
E você? Acha que as reuniões de 1:1 podem ser interessantes na sua empresa? Se ainda ficou na dúvida, faça o teste por algum tempo e colha opiniões dos funcionários sobre essa dinâmica. Vale a pena tentar!
Por ACSP