“128 anos em defesa do empreendedorismo
A Associação Comercial de São Paulo nasceu num momento em que companhias e sociedades anônimas estavam sendo constituídas na cidade de São Paulo, possibilitando o surgimento de uma nova dinâmica para o mercado e as empresas locais. Na cidade em ebulição, nasce em 1894 a Associação Comercial de São Paulo, fundada por Antônio Proost Rodovalho, com o apoio dos grupos de empreendedores que atuavam na cidade.
128 anos depois, a Associação Comercial de São Paulo continua ativa, renovada e mais dinâmica do que nunca, sempre fiel a sua tradição de oferecer serviços, orientação e qualificação para as empresas associadas e o mercado em geral. Também continua defendendo os princípios dos seus fundadores, como a livre iniciativa e a liberdade de empreender, consciente das importância da pequena e média empresa para o desenvolvimento do nosso país.
Coerente com seu papel histórico na defesa do empreendedorismo, a ACSP também teve um papel importante na recente crise sanitária da Covid 19, orientando as empresas a respeitarem as normas de saúde e defendendo o funcionamento das empresas para reduzir o impacto da queda do consumo e aumento do desemprego.
É por isso que tenho a certeza que nos próximos 128 anos, a ACSP continuará defendendo a bandeira da livre iniciativa e da liberdade para empreender, valores fundamentais para a consolidação do país que queremos e buscamos construir.”
Roberto Mateus Ordine
Presidente da Associação Comercial de São Paulo (gestão 2023-2026)
MAIS ARTIGOS
Associação Comercial de São Paulo e os seus 126 anos em defesa do empreendedorismo
As Associações Comerciais são entidades locais nascidas da base empresarial para atender às necessidades dos empresários, congregá-los na defesa de seus interesses e prestarem serviços que facilitem a realização dos negócios. Com este propósito e baseadas nos princípios da livre iniciativa e da defesa do desenvolvimento local e nacional, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) foi fundada em dezembro de 1894, pelo Coronel Antonio Proost Rodovalho e um grupo de cerca de 300 empresários. LEIA MAIS
Dia do Comerciante
Comemora-se em 16 de julho o Dia do Comerciante, instituído pela Lei 2.048, em 1953, data escolhida em homenagem a José Maria Lisboa, o Visconde de Cairu, Patrono do Comércio, pela sua contribuição à abertura do comércio do Brasil com as nações amigas.
Neste ano, o comerciante ainda espera pela abertura de seu negócio em muitos lugares e, em São Paulo, recentemente foi autorizado a trabalhar, ainda com muitas restrições e exigências, depois de quatro meses com seus estabelecimentos fechados. LEIA MAIS
Nove de Julho
Embora o feriado tenha sido antecipado, devemos, nesta data, lembrar as causas, o significado e o desenrolar do Movimento Constitucionalista de 1932, pelo que esse episódio representou na mobilização da população paulista, na defesa de seus ideais e honra do Estado de São Paulo.
Ao comemorar o 9 de Julho, marco da Revolução Constitucionalista, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) homenageia parte importante de sua história, pelo papel relevante que desempenhou em todas as etapas desse movimento cívico, que representou a luta para o restabelecimento da autonomia do Estado e pela volta ao regime constitucional e da democracia, usurpados por Getúlio Vargas. LEIA MAIS
Posição Facesp/ACSP: A economia também trata a vida
A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), que congrega 420 entidades espalhadas por todas as regiões do Estado, divididas em 20 regionais, e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com suas 15 sedes distritais que cobrem todas as áreas da Capital, contando conjuntamente com 8 mil dirigentes voluntários e cerca de 300 mil associados, reuniram no último dia 8 seus vice-presidentes regionais para analisar as recentes medidas adotadas em decorrência da covid-19 no Estado e seus Municípios, que tiveram estendido o prazo de confinamento pelo governador e o rodizio de veículos ampliado por determinação do prefeito. LEIA MAIS