129 anos em defesa do empreendedorismo
A Associação Comercial de São Paulo nasceu num momento em que companhias e sociedades anônimas estavam sendo constituídas na cidade de São Paulo, possibilitando o surgimento de uma nova dinâmica para o mercado e as empresas locais. Na cidade em ebulição, nasce em 1894 a Associação Comercial de São Paulo, fundada por Antônio Proost Rodovalho, com o apoio dos grupos de empreendedores que atuavam na cidade.
129 anos depois, a Associação Comercial de São Paulo continua ativa, renovada e mais dinâmica do que nunca, sempre fiel a sua tradição de oferecer serviços, orientação e qualificação para as empresas associadas e o mercado em geral. Também continua defendendo os princípios dos seus fundadores, como a livre iniciativa e a liberdade de empreender, consciente das importância da pequena e média empresa para o desenvolvimento do nosso país.
Coerente com seu papel histórico na defesa do empreendedorismo, a ACSP também teve um papel importante na recente crise sanitária da Covid 19, orientando as empresas a respeitarem as normas de saúde e defendendo o funcionamento das empresas para reduzir o impacto da queda do consumo e aumento do desemprego.
É por isso que tenho a certeza que nos próximos 129 anos, a ACSP continuará defendendo a bandeira da livre iniciativa e da liberdade para empreender, valores fundamentais para a consolidação do país que queremos e buscamos construir.”
Roberto Mateus Ordine
Presidente da Associação Comercial de São Paulo (gestão 2023-2026)