Mensagem do Presidente

Somos uma entidade fundada por empresários para defender os interesses dos empresários. Há mais de um século carregamos a bandeira da livre iniciativa e damos voz às demandas dos empreendedores junto aos poderes públicos.

Como uma entidade municipal, contamos com 15 sedes distritais espalhadas pela capital paulista, o que nos permite conhecer as diferentes realidades locais das empresas em todas as regiões da cidade. 

Por meio da Facesp, atuamos no Estado e, por intermédio da CACB, no cenário nacional.

Além da defesa institucional do empreendedorismo, que tem entre seus símbolos a luta contra o excesso da burocracia e de tributação, nossa associação oferece serviços que auxiliam as atividades das empresas, especialmente as menores, e o comércio dos bairros.

A força da ACSP resulta da participação de seus associados e, por isso, convidamos todos os empresários a não apenas se filiarem à entidade, como frequentarem e se utilizarem dos nossos serviços.

Venha nos visitar em uma de nossas sedes.

Presidente Alfredo Cotait Neto
Gestão março 2019 a março 2021

 

MAIS ARTIGOS

Associação Comercial de São Paulo e os seus 126 anos em defesa do empreendedorismo

As Associações Comerciais são entidades locais nascidas da base empresarial para atender às necessidades dos empresários, congregá-los na defesa de seus interesses e prestarem serviços que facilitem a realização dos negócios. Com este propósito e baseadas nos princípios da livre iniciativa e da defesa do desenvolvimento local e nacional, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) foi fundada em dezembro de 1894, pelo Coronel Antonio Proost Rodovalho e um grupo de cerca de 300 empresários. LEIA MAIS

Dia do Comerciante

Comemora-se em 16 de julho o Dia do Comerciante, instituído pela Lei 2.048, em 1953, data escolhida em homenagem a José Maria Lisboa, o Visconde de Cairu, Patrono do Comércio, pela sua contribuição à abertura do comércio do Brasil com as nações amigas.

Neste ano, o comerciante ainda espera pela abertura de seu negócio em muitos lugares e, em São Paulo, recentemente foi autorizado a trabalhar, ainda com muitas restrições e exigências, depois de quatro meses com seus estabelecimentos fechados. LEIA MAIS

Nove de Julho

Embora o feriado tenha sido antecipado, devemos, nesta data, lembrar as causas, o significado e o desenrolar do Movimento Constitucionalista de 1932, pelo que esse episódio representou na mobilização da população paulista, na defesa de seus ideais e honra do Estado de São Paulo.

Ao comemorar o 9 de Julho, marco da Revolução Constitucionalista, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) homenageia parte importante de sua história, pelo papel relevante que desempenhou em todas as etapas desse movimento cívico, que representou a luta para o restabelecimento da autonomia do Estado e pela volta ao regime constitucional e da democracia, usurpados por Getúlio Vargas. LEIA MAIS

Posição Facesp/ACSP: A economia também trata a vida

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), que congrega 420 entidades espalhadas por todas as regiões do Estado, divididas em 20 regionais, e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com suas 15 sedes distritais que cobrem todas as áreas da Capital, contando conjuntamente com 8 mil dirigentes voluntários e cerca de 300 mil associados, reuniram no último dia 8 seus vice-presidentes regionais para analisar as recentes medidas adotadas em decorrência da covid-19 no Estado e seus Municípios, que tiveram estendido o prazo de confinamento pelo governador e o rodizio de veículos ampliado por determinação do prefeito. LEIA MAIS