30% DOS CONSUMIDORES PRETENDEM COMPRAR NA BLACK FRIDAY, REVELA PESQUISA DA ACSP

Uma pesquisa nacional de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), divulgada recentemente, revelou que 29,8% dos consumidores pretendem aproveitar as ofertas da Black Friday em todo o Brasil. Oficialmente, o dia reservado pelos comerciantes para dar descontos especiais a seus clientes é a última sexta-feira de novembro, o próximo dia 26. A pesquisa, encomendada junto à Behup, entrevistou 1.657 pessoas nas cinco regiões do País.

Segundo o levantamento, a maioria das pessoas que compram nesta data ou período (54,9%) querem aproveitar os grandes descontos oferecidos por comerciantes e prestadores de serviços. Mas há também aqueles que querem encontrar mais barato o item que já iriam comprar (50,2%) e os que antecipam os presentes do Natal (23%). 

Os itens mais procurados são roupas, calçados e acessórios, que correspondem a 33,8% das intenções de compra, seguidos pelos celulares, com 28,7% das preferências. Depois vêm os computadores, notebooks ou tablets (19,9%), as TVs (19,4%), caixinhas de som (10,6%), os videogames (7,7%) e os jogos de videogame (7,5%). Em relação à linha branca, existe um equilíbrio entre máquina de lavar (14,1%), fogão (13,6%), geladeira (13,4%) e micro-ondas (9,4%).

“Podemos estimar que, mesmo diante das atuais dificuldades financeiras das famílias, a perspectiva para as vendas da Black Friday aponta para um resultado superior ao do ano passado”, avaliou Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Por ACSP