4 tendências para as micro e pequenas empresas em 2021

Depois de um ano atípico tanto para os empreendedores quanto para os consumidores, a forma como as marcas se posicionaram no mercado e as estratégias de vendas das empresas foram diretamente impactadas. Mas, afinal, o que podemos esperar para 2021?

Para te ajudar, listamos cinco tendências de negócios para o ano que está começando. A ideia é que, com base nelas, sua empresa possa pensar nas melhores oportunidades para o futuro. Confira, a seguir:

 

1 - Manter protocolos rígidos de higiene

Não dá para negar que a chegada da pandemia mudou completamente os hábitos de higiene e proteção. De modo geral, todos estão mais preocupados com questões como a lavagem frequente das mãos, o uso de álcool em gel e máscaras.

Apesar das medidas de flexibilização, a pandemia ainda não acabou, e em 2021 as empresas devem manter esses hábitos vivos. Mas o que isso quer dizer?

Nesse período, os negócios que adotam protocolos rígidos de higiene devem conquistar maior credibilidade com os clientes. Mantenha os hábitos de proteção contra o coronavírus e mostre aos consumidores que eles podem confiar na sua marca e que estão protegidos no seu estabelecimento.

 

2 - Reforçar a presença digital

Com a quarentena, as compras no comércio online aumentaram muito. Desde que a pandemia chegou ao Brasil, muitas empresas que só atuavam em lojas físicas passaram a marcar presença digital nas redes sociais ou em e-commerces. É o caso da sua?

Se não for, é hora de se mexer. Para os próximos anos, a tendência é que as vendas virtuais cresçam ainda mais, e de maneira acelerada.

É importante ter em mente que migrar para o digital não significa apenas fazer publicações nas redes sociais ou criar um bom site. É preciso, acima de tudo, garantir a qualidade dos serviços prestados e ficar de olho nas questões logísticas para oferecer a melhor experiência ao cliente, afinal, o e-commerce envolve a realização de muitas entregas.

 

3 - Produzir bons conteúdos

Outra orientação importante para 2021 é fortalecer a estratégia de Marketing Digital da sua empresa, o que envolve produzir e distribuir conteúdos de qualidade, relevantes e gratuitos para atrair a atenção dos consumidores.

Não sabe por onde começar? Pense nos assuntos em que você é especialista e comece a produzir materiais sobre isso. Se for possível, diversifique os formatos: vale criar ebooks, infográficos e até mesmo cursos ou palestras em formato de gravações e lives.

A estratégia de produção de conteúdo pode ser trabalhosa, mas, sem dúvida, também é um caminho interessante para trazer melhores resultados da sua marca. Ao falar com propriedade sobre temas relacionados à sua empresa, você se coloca como uma autoridade no assunto e conquista a confiança dos clientes e do mercado. Pense nisso!

 

4 - Oferecer atendimento personalizado

Não deu para evitar: a transformação digital acelerada pelo isolamento social impactou o setor de atendimento ao cliente. Por outro lado, com o aumento das vendas online, os consumidores estão mudando o seu comportamento e suas expectativas em relação às empresas também estão crescendo. 

Para se destacar da concorrência em 2021, os pequenos negócios devem trabalhar para fortalecer o atendimento personalizado.

Quando se trata de serviços presenciais, fica mais fácil oferecer ao cliente um atendimento dedicado e próximo. Por isso, no comércio online, os empreendedores precisam adotar medidas para não perder a qualidade desse contato.

É nesse momento que entra a estratégia de personalização, capaz de aproximar o consumidor da sua marca mesmo digitalmente. Quer alguns exemplos?

Você pode enviar um e-mail na data de aniversário dos seus clientes ou encaminhar ofertas que tenham a ver com comportamento de compra deles em seu site. Para produtos entregues no delivery, a moda dos bilhetinhos escritos à mão com um mimo para os consumidores já pegou — e tem trazido, inclusive, bons resultados de engajamento nas redes sociais das marcas que adotaram a nova estratégia.

O que você achou destas tendências de negócios para 2021? Pense em quais delas você pode adotar para a sua empresa fazer bonito no ano que está começando!

Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Faça parte da maior comunidade de empreendedores de São Paulo.

 

 

 

 

 

Por ACSP