Manter os colaboradores motivados é um grande e importante desafio. Quem trabalha com entusiasmo é mais produtivo e apresenta melhores resultados, portanto, essa é uma questão que deve ser priorizada pelos líderes.

Para alcançar esse objetivo, investir em ações humanizadas para integrar e reconhecer os membros da equipe é fundamental. Já pensou em aproveitar datas especiais, como o aniversário dos colaboradores, para deixar o time ainda mais unido e engajado? Preparamos cinco dicas para você colocar em prática nessas ocasiões. Confira a seguir:

1) Presente da empresa

Uma forma de demonstrar estima pelo colaborador no dia do seu aniversário é oferecer um presente personalizado. A ideia não é comprar itens caros, mas promover um gesto de carinho e mostrar que ele é valorizado também como pessoa, e não apenas como profissional. Alguns departamentos de RH adotam essa prática e costumam incluir a ação no planejamento anual.

2) Lembrança colaborativa

Se oferecer presentes em nome da empresa ainda é inviável para você, que tal sugerir uma vaquinha entre os membros da equipe? Essa também é uma maneira de promover o engajamento e despertar sensação de pertencimento. Além disso, os colegas que têm mais proximidade com o funcionário aniversariante podem contribuir com sugestões de presentes que vão agradar. Novamente, o valor material é o que menos importa. O que vale é unir o time para uma atividade que, com certeza, será prazerosa para todos.

3) Bolo

Presente em grande parte das festas de aniversário, o bolo agrada o aniversariante e todos os envolvidos na confraternização. Em empresas maiores, é interessante realizar eventos mensais, reunindo todos os aniversariantes para celebrar. Já nas empresas menores, comemorar no dia de cada aniversário torna a ação ainda mais intimista e especial. Essa atividade é interessante, inclusive, para estreitar laços entre gestores e a equipe, que no dia a dia podem não ter muito contato. Além disso, é uma oportunidade de proporcionar momentos de descontração entre a equipe.

4) Day off ou expediente diferenciado

Algumas empresas já adotam o day off, oferecendo um dia de folga para que o funcionário possa aproveitar o seu aniversário e fazer coisas diferentes. As organizações podem oferecer a folga no próprio dia do aniversário ou em algum outro no mesmo mês.

5) Happy hour

Ao final do expediente, reunir gestores e colaboradores em um happy hour é outra forma de descontração. Você pode colocar essa ação em prática na própria empresa, oferecendo salgadinhos, bebidas e quitutes, ou organizando uma saída para um lugar diferente, próximo ao local de trabalho.

Percebeu como essas dicas são simples e fáceis de realizar? Por que não escolher uma delas para praticar na sua empresa? Com pequenas mudanças, é possível alcançar resultados expressivos no ânimo da equipe, e sem gastar muito.

Quer manter a sua equipe motivada com uma solução flexível e que cabe no seu orçamento? Clique aqui e conheça o AC+Saúde, o serviço da ACSP ideal para você cuidar da saúde e bem-estar dos seus colaboradores.

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

 

Por ACSP