Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher surgiu como uma homenagem a uma série de movimentos em favor dos direitos delas. Hoje, a data mobiliza muitas empresas, que realizam tanto campanhas externas para o público feminino quanto ações internas voltadas às suas funcionárias.

E, já que esse dia existe para representar a luta das mulheres por causas importantes, como melhores condições de vida e de trabalho e igualdade social, que tal adotar iniciativas diferentes e inovadoras para valorizar as funcionárias? Algumas ações como entregar uma rosa ou algum brinde relacionado a beleza são bastante comuns, mas, ainda que sejam cercadas de boas intenções, já estão ficando ultrapassadas, não é mesmo?

Se neste ano você quer tornar o Dia da Mulher uma data significativa na sua empresa, separamos algumas dicas bem interessantes para sair da mesmice. Confira!

1. Palestras e debates

Algumas empresas já promoveram eventos como palestras, seminários e debates como parte das atividades do Dia da Mulher. O 8 de março é uma boa oportunidade para convidar mulheres experientes - de dentro ou fora da organização - para compartilharem suas visões e conhecimento sobre questões atuais, promovendo o debate e a troca de experiências entre as colaboradoras. Para que a atividade seja um sucesso, pesquise quais temas as funcionárias consideram mais importantes e interessantes de serem discutidos na empresa. Capriche na escolha da palestrante para garantir que as ideias de quem vai participar dessa ação estejam alinhadas à mensagem que a empresa quer passar.

O ideal é que essa programação seja planejada como um momento exclusivo para as mulheres. Dessa forma, elas podem se sentir mais confortáveis e expor suas ideias de forma bastante construtiva.

2. Cursos

É comum as empresas darem presentes como cupons de desconto em salões de beleza, cursos de maquiagem ou até produtos de cuidado pessoal para as funcionárias nesse dia. Redirecionar esses investimentos é uma maneira de fugir dos estereótipos e desenvolver uma ação mais interessante.

Se possível, disponibilize um valor para cada funcionária gastar em um uma atividade de capacitação profissional ou promova um curso de curta duração para todas na própria empresa.

3. Discussão de melhorias

É possível que haja algo na empresa que aflija as funcionárias, mas que, por falta de tempo ou oportunidade, não foi discutido coletivamente. Oferecer essa chance é uma forma de ouvir o que elas têm a dizer e mostrar que você se importa com a equipe!

Para oferecer esse espaço de discussão, você precisa estar ciente de que podem surgir sérias reclamações e questionamentos por parte das funcionárias, e disposto a escutá-las e tomar medidas efetivas para solucionar os problemas. É importante deixar claro que a empresa está aberta ao diálogo, para que elas se sintam livres para expressar suas preocupações e reivindicações sem medo de serem repreendidas depois.

4. Conscientização para os homens

Até agora, falamos de ações para serem desenvolvidas com as mulheres. Mas, será que os homens sabem o que significa o Dia Internacional da Mulher? Promover uma palestra com esse tema e abordar questões sobre igualdade no trabalho é uma boa alternativa. Nessa ocasião, vale apontar e discutir sobre comportamentos machistas que ainda são comuns dentro das empresas - como assédio e abuso de poder - e falar sobre a importância de combater essas atitudes.

5. Cuidados com a saúde

Os números comprovam que as mulheres cuidam mais da saúde: uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e o IBGE revelou que 78% das mulheres haviam se consultado com um médico pelo menos uma vez no último ano, enquanto apenas 63% dos homens fizeram o mesmo.

Mas isso não significa que elas não precisam ser incentivadas a cuidarem mais da saúde, e oferecer um recurso para ajudá-las nesse sentido é muito importante. O AC+Saúde é um cartão pré-pago que as empresas podem recarregar quando e na quantidade que quiser. Os créditos podem ser utilizados pelos funcionários e seus dependentes para realizar atendimentos e consultas médicas, odontológicas, estéticas e exames laboratorias e de imagens com preços mais baixos em uma rede credenciada de qualidade. Não é uma alternativa diferente para elas? Clique aqui e conheça mais detalhes sobre o AC+Saúde.

O que achou dessas ideias? Tente colocar uma delas em prática e lembre-se que, para que todos esses esforços sejam efetivos, é preciso que o respeito seja parte da cultura da empresa, afinal, as mulheres devem ser valorizadas não apenas em datas especiais.

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

 

Por ACSP