Seja para abrir uma empresa ou expandir as operações, a escolha do ponto comercial é uma fase fundamental e decisiva para o sucesso dos negócios. Até aí, nenhuma novidade, não é mesmo?
Nesse processo, a maior dificuldade de quem empreende é escolher um bom imóvel comercial, seja ele alugado ou comprado. Afinal, quais critérios devem ser avaliados para chegar ao melhor imóvel?
É sobre isso que vamos falar neste conteúdo. Continue a leitura e confira as dicas que separamos para você.
1 - Respeite o orçamento estipulado
Os gastos relacionados a um imóvel comercial costumam representar parte importante dos custos fixos de uma empresa. Isso quer dizer que, vendendo muito ou pouco, você precisará arcar com esse valor.
Pensando nisso, é preciso estipular um teto de orçamento para essa finalidade. Olhando para as finanças do seu negócio de forma conservadora, para não se enrolar nos períodos mais críticos, quanto você pode e pretende gastar? Esse valor deve nortear as suas pesquisas.
Nesse orçamento, além do valor do imóvel, considere também possíveis reformas, gastos com móveis, mudanças e afins. Pesquise muito para encontrar um local que realmente caiba no seu bolso.
Na fase de visitas, para saber se está diante de um bom preço, converse com proprietários de estabelecimentos próximos e procure descobrir qual o valor médio de compra/aluguel para a região.
2 - Considere o perfil da sua clientela
Qual tipo de consumidor você pretende alcançar nesse local? O que costuma funcionar para as empresas que atuam no seu setor? Lembre-se que negócios diferentes têm necessidades diferentes em relação ao espaço.
Se a sua ideia é instalar uma loja de varejo, por exemplo, o melhor é escolher um local com alto fluxo de pessoas, facilidade para estacionar (é importante ter estacionamento próprio ou nas proximidades) e boas condições de higiene e segurança.
Observe, também, se próximo ao local onde deseja abrir o negócio existem empresas que vão concorrer diretamente com você ou comércios similares. Essa é uma questão fundamental para o planejamento estratégico do seu ponto de venda.
Não se esqueça de avaliar espaços para acomodação de funcionários, estoque e equipamentos. Para tornar a sua busca mais produtiva, comece pensando bem nas necessidades da sua empresa e entenda quais são as suas prioridades para ter clareza dos atributos que o imóvel ideal precisa ter.
3 - Avalie os planos para o futuro
O ponto comercial é sempre uma referência que os consumidores têm para chegar até você, portanto, na maior parte dos casos faz mais sentido encontrar um local onde a sua empresa possa ficar instalada por bastante tempo.
Na hora de considerar suas necessidades atuais para escolher o ponto, também é importante pensar no futuro: você tem planos de expansão? E de contratar mais funcionários? Pretende comprar novos equipamentos ou aumentar o estoque? As respostas para essas perguntas também vão te ajudar a fazer uma boa escolha.
4 - Observe a infraestrutura
Escolher um imóvel localizado em uma região de fácil acesso ajuda a atrair mais consumidores e pode facilitar a vida dos seus colaboradores.
Uma dúvida comum no momento da escolha é sobre contratar um imóvel comercial para uma loja de rua ou alugar uma loja de shopping center, por exemplo.
Uma das principais diferenças entre essas opções está no valor do investimento. Como têm campanhas promocionais, oferecem mais segurança, conforto e praticidade, as lojas de shopping costumam exigir um investimento mais alto, além de taxas de condomínio, cobrança de fundos de promoção e algumas limitações para adaptar o seu comércio às regras de funcionamento do local. Conheça bem todas elas.
Já nas lojas de rua, o empreendedor costuma ter maior liberdade de gestão, mas precisa administrar outras questões, como dificuldade para estacionar, falta de segurança e de apoio para campanhas promocionais. Avalie com cautela o quanto esses fatores podem impactar o desempenho do seu negócio.
5 - Analise a documentação com cuidado
Questões burocráticas como alvará de funcionamento e multas de rescisão não podem ser deixadas para trás na hora de escolher um imóvel comercial. Para ter certeza de que está tudo certo, conte com o apoio de um corretor de imóveis de confiança e consulte um bom advogado antes de fechar o negócio. Todo cuidado é pouco.
Agora que você já sabe o que avaliar para escolher o ponto comercial mais adequado para sua empresa, é hora de partir para a ação. Boa sorte e bons negócios!
Por ACSP